ANALYSIS OF THE DISTANCE LEARNING MARKET IN BRAZIL AND PROVISION OF ACCESSIBILITY TOOLS

Authors

  • Loreni Picinini Lengler
  • Ana Catarina Gonçalves
  • Danilo Silva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2170

Keywords:

E-learning; Educational Inclusion and Accessibility; Assistive Technology.

Abstract

This scientific article aims to present data on the market of Distance Learning Systems (DL) in Brazil and the main assistive technology tools with a focus on accessibility available, in addition to a review of each resource and suggestions for the application of these tools in this context, providing administrative and pedagogical managers with basic reference material for the implementation or revision of accessibility policies in their Higher Education Institutions (HEIs). This expository work is organized in two stages, starting with the presentation and succinct analysis of the data published by the 2018 Censo EAD.BR, seeking to elucidate the size of this market, medium-term prospects and its practices with regard to accessibility. In a second moment, a compilation of information about the main assistive technology tools focused on accessibility currently available and that can be implemented in the context of teaching and learning, especially in Virtual Learning Environments - VLE - will be presented. The article ends with general conclusions related to the information presented and makes suggestions for technical feasibility, comparative and qualitative studies, besides economic ones to be developed in the future.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Loreni Picinini Lengler

Prefeitura Municipal de Panambi/RS

Ana Catarina Gonçalves

UNINI PORTO RICO

Danilo Silva de Souza

Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico.  Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda nova do Imigrante - FAVENI. Bacharelado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Politécnica de Jundiaí - FPJ. Professor de física e matemática para engenharias e no setor privado, como diretor de operações.

References

ALBAN, Afonso. Ampliando a usabilidade de interfaces web para idosos em dispositivos móveis: uma proposta utilizando design responsivo. Passo Fundo: CINTED-UFRGS, 2012. - https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/view/36404

ARAÚJO, V. L.; VIEIRA, P.; MONTEIRO, S. M. Legendagem para surdos e ensurdecidos (LSE): Um estudo de recepção com surdos da região Sudeste. Tradterm, v. 22, p. 283-302, 17 dez. 2013. - http://www.revistas.usp.br/tradterm/article/view/69132

ARYAL C. S., Design Principles for Responsive Web, 2014. https://core.ac.uk/download/pdf/38115897.pdf

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ – ALEP, 1º Sessão Plenária com

Tradução Simultânea em Libras - http://www.assembleia.pr.leg.br/comunicacao/noticias/assembleia-realiza- primeira-transmissao-com-interprete-em-libras

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - ABED, Relatório

analítico da aprendizagem a distância no Brasil, http://abed.org.br/arquivos/CENSO_DIGITAL_EAD_2018_PORTUGUES.pdf

BERSH, R. Introdução À Tecnologia Assistiva, 2017 - https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf

BERSH, R.; PELOSI, M. Portal de ajudas técnicas para educação: equipamento e material pedagógico para educação, capacitação e recreação da pessoa com deficiência física: tecnologia assistiva: recursos de acessibilidade ao computador. Brasília: MEC-SEESP, 2007. - http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/rec_adaptados.pdf

FRANCO, Eliana P. C. & SILVA, Manoela Cristina C. C. da Audiodescrição: Breve Passeio Histórico. In MOTTA, Lívia M. V. M, & FILHO, Paulo Romeu (orgs) Audiodescrição. Transformando Imagens em Palavras, São Paulo: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, 2010, p. 23-42. - http://www.audiodescricao.com/site/files/2014/12/LivroAD_cap.1_ElianaFranco. pdf

FREITAS, E. F., Libras, Abordagem Teórica - https://www.ifbaiano.edu.br/unidades/bonfim/files/2015/03/TEXTO-BASE- LIBRAS-pagina-cursos-superiores.pdf

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICAS – IBGE,

Pesquisa Nacional de Saude – 2013 - https://censo2010.ibge.gov.br/noticias- censo.html?busca=1&id=1&idnoticia=2965&t=pns-2013-dois-anos-mais- metade-nascimentos-ocorreram- cesariana&view=noticia#:~:text=2%2C2%20milh%C3%B5es%20de%20pessoa s,Norte%20(0%2C8%25).

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICAS – IBGE,

Projeções mensais da população do Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação 2010-2030 - https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/populacao/9109-projecao-da- populacao.html?=&t=resultados

GALVÃO FILHO, T. A. A Tecnologia Assistiva: de que se trata? In: MACHADO,

G. J. C.; SOBRAL, M. N. (Orgs.). Conexões: educação, comunicação, inclusão e interculturalidade. 1 ed. Porto Alegre: Redes Editora, p. 207-235, 2009. - https://www.galvaofilho.net/assistiva.pdf

GRUPO DFJUG e INSTITUTO CTS, Avatar Libras Rybená - https://portal.rybena.com.br/site-rybena/

HANDTALK, Avatar Libras Hugo - https://www.handtalk.me/br/Home

KALAIVANI, K. S. et al. Real Time Implementation of Image Recognition and Text To Speech Conversion, 2014 - https://pdfs.semanticscholar.org/99c9/90ff841da4923771c5d2b6692c3a4656d4 47.pdf

LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. “Marco Civil da Internet” - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm

LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015. “Lei Brasileira de Inclusão (LBI)” - http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

MARCOTTE, E. Responsive Web Design - https://alistapart.com/article/responsive-web-design/

MARQUES G. C. Instrumentos Óticos - https://efisica.atp.usp.br/pluginfile.php/3049/mod_resource/content/2/9%20Instr umentos%20%C3%93ticos.pdf

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, Comissão Assegura o Direito de Aprender, Politicas Direcionadas ao Aprendizado de Disléxicos, - http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32256

MICHAELIS, Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa - http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=contraste

MORAES, L. M.; VIEIRA, F. M.; GONÇALVES, B. S.; BRAVIANO, G.;

MERINO, G. S. A. D. A Usabilidade de avatares de libras em sites: análise da interação de usuários surdos por meio do rastreador ocular Eye

Tracking. Design e Tecnologia, v. 8, n. 16, p. 41-51, 31 dez. 2018. - https://www.ufrgs.br/det/index.php/det/article/view/495/245

OLMINO, E. & SANTANA M., DISLEXIA: definição e caracterização - https://anaisonline.uems.br/index.php/sciencult/article/viewFile/3364/3337

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS – ONU, Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948 - https://www.ohchr.org/EN/UDHR/Pages/Language.aspx?LangID=por

PORTAL EDUCAMAIS, Fontes para Dislexia: tipos de letras para ajudar disléxicos, - https://educamais.com/fontes-dislexia/

PROJETO VLIBRAS, Avatar Libras Ícaro -. – https://www.vlibras.gov.br/

RIBEIRO. L. A legenda e a Acessibilidade, 2019 - https://ligiaribeiro.com.br/legenda/

SANTOS, O. P., Travessias Históricas do Tradutor/Intérprete de Libras: de 1980 a 2010, Revista do Difere - ISSN 2179 6505, v. 2, n.4, dez/2012 - https://www.academia.edu/download/36489913/ozivan.pdf

SALTON, Bruna P.; MAIA, Nádia; ROSITO, Maurício C.. Inclusão Social e Digital de Alunos com Deficiência Visual: um Estudo Comparativo entre Leitores de Tela. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), [S.l.], out. 2012. ISSN 2316- 6533. - https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1839

SENADO FEDERAL, Cadastro de ideia legislativa em Libras, - https://www12.senado.leg.br/ecidadania/libras

SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - SESC SP, Fundamentos da

Audiodescrição para Atividades Culturais - https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/fundamentos-da- audiodescricao-para-atividades-culturais

WIDELL V. Geon, A Dislexya Experience - https://geon.github.io/programming/2016/03/03/dsxyliea

Published

09/11/2022

How to Cite

Picinini Lengler, L., Gonçalves, A. C., & Silva de Souza, D. (2022). ANALYSIS OF THE DISTANCE LEARNING MARKET IN BRAZIL AND PROVISION OF ACCESSIBILITY TOOLS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112170. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2170