ANÁLISE DO MERCADO DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E OFERTA DE FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE

Autores

  • Loreni Picinini Lengler
  • Ana Catarina Gonçalves
  • Danilo Silva de Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2170

Palavras-chave:

Educação a Distância; Inclusão e Acessibilidade Educacional; Tecnologia Assistiva;

Resumo

Este artigo científico tem como objetivo apresentar dados relativos ao mercado de Sistemas de Ensino a Distância (EAD) no Brasil e as principais ferramentas de tecnologia assistiva com foco em acessibilidades disponíveis, além de fazer uma revisão de cada recurso e trazer sugestões de aplicação dessas ferramentas nesse contexto, proporcionando a gestores administrativos e pedagógicos material básico de referência para implementação ou revisão de políticas de acessibilidade em suas Instituições de Ensino Superior (IES). Este trabalho expositivo está organizado em duas etapas, iniciando pela apresentação e análise sucinta dos dados publicados pelo Censo EAD.BR de 2018, buscando elucidar o tamanho desse mercado, perspectivas a médio prazo e suas práticas com relação à acessibilidade. Em um segundo momento, será apresentado um compilado de informações acerca das principais ferramentas de tecnologia assistiva com foco em acessibilidade disponíveis atualmente e que podem ser implementadas no contexto de ensino e aprendizagem, especialmente em Ambientes Virtuais de Aprendizado - AVA. O artigo finaliza trazendo conclusões gerais relativas às informações apresentadas e abre sugestão para trabalhos de viabilidade técnica, comparativos e qualitativos, além de econômicos a serem elaborados futuramente.

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Biografia do Autor

  • Loreni Picinini Lengler

    Prefeitura Municipal de Panambi/RS

  • Ana Catarina Gonçalves

    UNINI PORTO RICO

  • Danilo Silva de Souza

    Mestrando em Educação pela Universidad Europea del Atlántico.  Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda nova do Imigrante - FAVENI. Bacharelado em Engenharia Mecânica pela Faculdade Politécnica de Jundiaí - FPJ. Professor de física e matemática para engenharias e no setor privado, como diretor de operações.

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Publicado

09/11/2022

Como Citar

ANÁLISE DO MERCADO DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E OFERTA DE FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE. (2022). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(11), e3112170. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2170