ANÁLISE DO MERCADO DE ENSINO A DISTÂNCIA NO BRASIL E OFERTA DE FERRAMENTAS DE ACESSIBILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2170Palavras-chave:
Educação a Distância; Inclusão e Acessibilidade Educacional; Tecnologia Assistiva;Resumo
Este artigo científico tem como objetivo apresentar dados relativos ao mercado de Sistemas de Ensino a Distância (EAD) no Brasil e as principais ferramentas de tecnologia assistiva com foco em acessibilidades disponíveis, além de fazer uma revisão de cada recurso e trazer sugestões de aplicação dessas ferramentas nesse contexto, proporcionando a gestores administrativos e pedagógicos material básico de referência para implementação ou revisão de políticas de acessibilidade em suas Instituições de Ensino Superior (IES). Este trabalho expositivo está organizado em duas etapas, iniciando pela apresentação e análise sucinta dos dados publicados pelo Censo EAD.BR de 2018, buscando elucidar o tamanho desse mercado, perspectivas a médio prazo e suas práticas com relação à acessibilidade. Em um segundo momento, será apresentado um compilado de informações acerca das principais ferramentas de tecnologia assistiva com foco em acessibilidade disponíveis atualmente e que podem ser implementadas no contexto de ensino e aprendizagem, especialmente em Ambientes Virtuais de Aprendizado - AVA. O artigo finaliza trazendo conclusões gerais relativas às informações apresentadas e abre sugestão para trabalhos de viabilidade técnica, comparativos e qualitativos, além de econômicos a serem elaborados futuramente.
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