LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA Y LA INCLUSIÓN DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD

Autores/as

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Matias Leal Bezerra
  • Jose Evangelista da Silva
  • Naracy Maria de Souza Pereira Marques
  • Marli Liane Kraemer Haslinger

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530

Palabras clave:

enseñanza de la física no es un tema muy

Resumen

La enseñanza de la física no es un tema muy explorado, pero su importancia ha crecido en el contexto de la publicación de la Base Curricular Nacional Común (BNCC), que estipula muchos temas directamente relacionados con la física para que todos puedan utilizar la etapa de educación básica. Por lo tanto, se hace evidente la importancia de investigar el tema y presentar las principales contribuciones sobre la enseñanza de la física en estudiantes con discapacidad e investigar los principales desafíos que enfrentan los profesores responsables de la enseñanza. En vista de lo anterior, esta investigación tiene como objetivo presentar la enseñanza de la física y la inclusión, a través de una revisión de la literatura de naturaleza cualitativa y carácter descriptivo.

 

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Biografía del autor/a

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ci`ências da Educação pela FICS. 

José Matias Leal Bezerra

Graduado em Ciências licenciatura curta pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciatura plena em Matemática pelo centro Universitário internacional (Uninter). Mestrando em Educação - Especialização Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha.

Jose Evangelista da Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UFPE), graduação em bacharelado em Geografia (UFPE), Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias (FABEJA), graduação em Pedagogia FUNESO), Especialização em Gestão Escolar (FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS), Mestrando em Educação Uneatlantico - Espanha.

Naracy Maria de Souza Pereira Marques

Graduada em Pedagogia (UVA), Graduação em Matemática (UVA); Graduação em Matemática e Física (UFOPA). Pós-graduação em Metodologia em Geohistória (FAM), Pós-graduação em Educação Especial para Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (UFC), Pós-graduação em Gestão Escolar (UFOPA), Pós-graduação em Coordenação Pedagógica (UFOPA), Pós-graduação em Conselhos Escolares (UFC), Pós-graduação em Direito Educacional (Faculdade Prominas), Pós-graduação em Docência do Ensino Básico e Superior (Faculdade Estratego), Pós-graduação em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI).  Mestranda em Educação – As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Professores (TICs) pela Universidad Europeia del Atlántico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

Marli Liane Kraemer Haslinger

Licenciada em Pedagogia, UNEMAT. Especialização em Psicopedagogia Institucional, UNOPAR. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

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Publicado

20/07/2023

Cómo citar

Alves Guimarães, U., Matias Leal Bezerra, J., Evangelista da Silva, J., Maria de Souza Pereira Marques, N., & Liane Kraemer Haslinger, M. (2023). LA ENSEÑANZA DE LA FÍSICA Y LA INCLUSIÓN DE ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473530. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530