O ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Matias Leal Bezerra
  • Jose Evangelista da Silva
  • Naracy Maria de Souza Pereira Marques
  • Marli Liane Kraemer Haslinger

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530

Palavras-chave:

Ensino de física, Inclusão

Resumo

O ensino de física não é um tema muito explorado, mas sua importância cresceu no contexto da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estipula muitos tópicos diretamente relacionados à física para que todos possam usar o estágio de educação básica. Portanto, torna-se evidente a importância de investigar o assunto e apresentar as principais contribuições sobre o ensino da física em estudantes com deficiência e investigar os principais desafios enfrentados pelos professores responsáveis ​​pela docência. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar o ensino de física e a inclusão, através de uma revisão de literatura de cunho qualitativo e caráter descritivo.

 

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Biografias do Autor

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ci`ências da Educação pela FICS. 

  • José Matias Leal Bezerra

    Graduado em Ciências licenciatura curta pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciatura plena em Matemática pelo centro Universitário internacional (Uninter). Mestrando em Educação - Especialização Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha.

  • Jose Evangelista da Silva

    Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UFPE), graduação em bacharelado em Geografia (UFPE), Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias (FABEJA), graduação em Pedagogia FUNESO), Especialização em Gestão Escolar (FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS), Mestrando em Educação Uneatlantico - Espanha.

  • Naracy Maria de Souza Pereira Marques

    Graduada em Pedagogia (UVA), Graduação em Matemática (UVA); Graduação em Matemática e Física (UFOPA). Pós-graduação em Metodologia em Geohistória (FAM), Pós-graduação em Educação Especial para Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (UFC), Pós-graduação em Gestão Escolar (UFOPA), Pós-graduação em Coordenação Pedagógica (UFOPA), Pós-graduação em Conselhos Escolares (UFC), Pós-graduação em Direito Educacional (Faculdade Prominas), Pós-graduação em Docência do Ensino Básico e Superior (Faculdade Estratego), Pós-graduação em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI).  Mestranda em Educação – As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Professores (TICs) pela Universidad Europeia del Atlántico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Marli Liane Kraemer Haslinger

    Licenciada em Pedagogia, UNEMAT. Especialização em Psicopedagogia Institucional, UNOPAR. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

Referências

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Publicado

20/07/2023

Como Citar

O ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA. (2023). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473530. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530