O ENSINO DE FÍSICA E A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530Palavras-chave:
Ensino de física, InclusãoResumo
O ensino de física não é um tema muito explorado, mas sua importância cresceu no contexto da publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estipula muitos tópicos diretamente relacionados à física para que todos possam usar o estágio de educação básica. Portanto, torna-se evidente a importância de investigar o assunto e apresentar as principais contribuições sobre o ensino da física em estudantes com deficiência e investigar os principais desafios enfrentados pelos professores responsáveis pela docência. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar o ensino de física e a inclusão, através de uma revisão de literatura de cunho qualitativo e caráter descritivo.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
BRASIL, PCN, Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC-SEMTEC, 2002).
CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. B. Educação: temas em debate. Rio de Janeiro: 7letras, 2015.
CANTON, K. Narrativas enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
CARVALHO, Ana Maria P. Ciências no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, (101), 152-168. 1997.
CHAUÍ, M. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. 4° CONPEF – Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2009.
DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2002.
DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, 2004.
DUARTE, N. O Debate Contemporâneo das teorias Pedagógicas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GATTI, Bernadete A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 25, n. 57, 2014.
GATTI, Bernadete A.; NUNES, Maria M. R. Formação de professores para o ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.
HARGREAVES, A. Professorado, cultura y póstmodernidad. Madrid: Morata, 1994.
MOZENA, Erika R.; OSTERMANN, Fernanda. A Pesquisa em Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura em Artigos Recentes de Periódicos Nacionais “qualis A”. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008.
OLIVEIRA, Jonas de Paula. As maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino médio na aprendizagem da disciplina de física, 2007.
POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico.-5.ed.-Porto Alegre: Artmed, 2009.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.