TEACHING OF PHYSICS AND THE INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES

Authors

  • Ueudison Alves Guimarães
  • José Matias Leal Bezerra
  • Jose Evangelista da Silva
  • Naracy Maria de Souza Pereira Marques
  • Marli Liane Kraemer Haslinger

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530

Keywords:

teaching of physics is not a much explored

Abstract

The teaching of physics is not a much explored topic, but its importance has grown in the context of the publication of the National Common Curricular Base (BNCC), which stipulates many topics directly related to physics so that everyone can use the basic education stage. Therefore, it becomes evident the importance of investigating the subject and presenting the main contributions on the teaching of physics in students with disabilities and investigating the main challenges faced by the teachers responsible for teaching. In view of the above, this research aims to present the teaching of physics and inclusion, through a literature review of qualitative nature and descriptive character.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Ueudison Alves Guimarães

    Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutorando em Ci`ências da Educação pela FICS. 

  • José Matias Leal Bezerra

    Graduado em Ciências licenciatura curta pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), licenciatura plena em Matemática pelo centro Universitário internacional (Uninter). Mestrando em Educação - Especialização Formação de Professores pela Uneatlántico - Espanha.

  • Jose Evangelista da Silva

    Graduação em Licenciatura Plena em Geografia (UFPE), graduação em bacharelado em Geografia (UFPE), Especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e suas Tecnologias (FABEJA), graduação em Pedagogia FUNESO), Especialização em Gestão Escolar (FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUÍS), Mestrando em Educação Uneatlantico - Espanha.

  • Naracy Maria de Souza Pereira Marques

    Graduada em Pedagogia (UVA), Graduação em Matemática (UVA); Graduação em Matemática e Física (UFOPA). Pós-graduação em Metodologia em Geohistória (FAM), Pós-graduação em Educação Especial para Formação Continuada de Professores para o Atendimento Educacional Especializado (UFC), Pós-graduação em Gestão Escolar (UFOPA), Pós-graduação em Coordenação Pedagógica (UFOPA), Pós-graduação em Conselhos Escolares (UFC), Pós-graduação em Direito Educacional (Faculdade Prominas), Pós-graduação em Docência do Ensino Básico e Superior (Faculdade Estratego), Pós-graduação em Matemática, Suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI).  Mestranda em Educação – As Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação de Professores (TICs) pela Universidad Europeia del Atlántico - UNEATLÂNTICO (ESPANHA).

  • Marli Liane Kraemer Haslinger

    Licenciada em Pedagogia, UNEMAT. Especialização em Psicopedagogia Institucional, UNOPAR. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores-Universidade Europea del Atlântico – Espanha (UNEA).

References

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

BRASIL, PCN, Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (MEC-SEMTEC, 2002).

CANDAU, V. M.; SACAVINO, S. B. Educação: temas em debate. Rio de Janeiro: 7letras, 2015.

CANTON, K. Narrativas enviesadas. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

CARVALHO, Ana Maria P. Ciências no ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, (101), 152-168. 1997.

CHAUÍ, M. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.

CHIMENTÃO, L. K. O significado da formação continuada docente. 4° CONPEF – Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2009.

DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K. e LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Editora Cortez, 2002.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 21, n. 2, 2004.

DUARTE, N. O Debate Contemporâneo das teorias Pedagógicas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

GATTI, Bernadete A. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v. 25, n. 57, 2014.

GATTI, Bernadete A.; NUNES, Maria M. R. Formação de professores para o ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Português, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

HARGREAVES, A. Professorado, cultura y póstmodernidad. Madrid: Morata, 1994.

MOZENA, Erika R.; OSTERMANN, Fernanda. A Pesquisa em Ensino de Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma Revisão de Literatura em Artigos Recentes de Periódicos Nacionais “qualis A”. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Curitiba, 2008.

OLIVEIRA, Jonas de Paula. As maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos do ensino médio na aprendizagem da disciplina de física, 2007.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómez. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento cientifico.-5.ed.-Porto Alegre: Artmed, 2009.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Published

20/07/2023

How to Cite

TEACHING OF PHYSICS AND THE INCLUSION OF STUDENTS WITH DISABILITIES. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473530. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3530