REFLEXIÓN SOBRE LA ENSEÑANZA TRADICIONAL: UNA REVISIÓN NARRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088

Palabras clave:

investigación es reflexionar sobre la enseñanza tradicional

Resumen

El objetivo de esta investigación es reflexionar sobre la enseñanza tradicional, criticándola y proponiendo cambios en la forma de enseñar en el siglo XXI. Para ello se adoptó como metodología la investigación bibliográfica del tipo revisión narrativa, y su enfoque se cataloga como cualitativo. El proceso de elección de los trabajos que sustentaron esta investigación se realizó de manera subjetiva, de acuerdo a los intereses de los investigadores, por lo que los resultados fueron analizados de acuerdo a sus comprensiones e interpretaciones. En resumen, a través de obras literarias de autores como Freire, Dewey, Perrenoud y otros y trabajos científicos ya publicados, es posible discutir y reflexionar sobre la educación tradicional, donde se puede afirmar que está desactualizada para los estudiantes de hoy. Obsoleto porque los estudiantes ya no pueden quedarse quietos y escuchar hablar al profesor como antes, necesitan interactuar, por eso se aboga por un aprendizaje activo, en el que el estudiante participe como agente en la construcción de su conocimiento y ya no solo escuche el El docente expone el contenido. Además, el mundo está en constante cambio, lo que plantea frecuentes retos, y por ello, los estudiantes necesitan prepararse para esta realidad, saber resolver problemas, reflexionar, ser autónomos y críticos con la sociedad. En definitiva, este trabajo es una invitación a reflexionar sobre esta forma de enseñar, la pedagogía tradicional.

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Biografía del autor/a

Mayara Rossi

Instituto Federal de Mato Grosso.

Alessandro Bueno Felipe

Graduação em Ciências Agrárias/Zootecnia pelo IFMT / Campus São Vicente da Serra - MT, Pós-graduação - Especialização "Lato Sensu" em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UNIRONDON / Cuiabá MT, Especialização "Lato Sensu" em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FAMA / Vilhena - RO, Graduação em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário, Especialização "Lato Sensu" em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FAVENI, Especialização "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FAVENI. Docente em Ciências, Biologia, Química, Trilhas de Aprendizagem de Ciências Naturais, Eletivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela SEDUC-RO e apicultor e meliponicultor no município de Vilhena-RO.

Elenice Ribeiro de Sousa

Graduação em Letras e Pedagogia. Especialização em Educação Interdisciplinar pelo Faculdades Integradas de Várzea Grande, Brasil. Professora do CMEF Prof. José Nogueira de Moraes , Brasil.

Kelia Aparecida Lemes Gomes

Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Brasil. Professora da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, Brasil.

Juscilene Dias Amorim

Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialização em Psicopedagogia - IMP, especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Afirmativo. Professora na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto da cidade de Aragarças. Professora nas escolas municipais no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Infantil e Sala de Recursos Multifuncionais.  Coordenação Pedagógica do Centro Municipal de Ensino Fundamental Prof José Nogueira de Moraes. dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

Luzia Freitas Cordeiro

Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, com Pós-graduação em Topicos em Genética Moderna pela UFMT, professora efetiva na escola ECIM CMEF Professor Jose Nogueira de Moraes.

Marli Rodrigues da Silva

Especialista em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Vale do Juruena - AJES. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Vale do Juruena - AJES. Neuropsicopedagoga na Clínica Líder em Juína-MT.

Roseli Aparecida de França

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís e especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís. Professora na Escola Municipal Darcy Ribeiro.

 

Terezinha de Fátima Brandt da Silva

Pós graduada em Língua, Linguística e Literatura pela Universidade Metropolitana do Vale do Aço e Faculdade Ideal de Brasília. Licenciada em letras e habilitada em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura Hispano-Americana pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora pedagógica e desenvolve seu trabalho na área de formação, ministrando aulas de Língua Portuguesa e literatura na Escola Estadual Ana Néri. 

Vagner Batista Weis

Graduação em História pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Docência no Ensino Superior Fasipe. Bacharel em Psicologia Pela Fasipe/Sinop. Mestrando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS - TGA. Prof da Edu. Básica Seduc MT/DRE/Sinop.

Citas

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Publicado

29/03/2024

Cómo citar

Rossi, M., Bueno Felipe, A., Ribeiro de Sousa, E., Aparecida Lemes Gomes, K., Dias Amorim, J., Freitas Cordeiro, L., … Batista Weis, V. (2024). REFLEXIÓN SOBRE LA ENSEÑANZA TRADICIONAL: UNA REVISIÓN NARRATIVA. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535088. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088