REFLETINDO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL: UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088

Palavras-chave:

Educação bancária; Paulo Freire; Reflexão; Respostas.

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é trazer uma reflexão a respeito do ensino tradicional, fazendo uma crítica a ele e propor mudanças na maneira de ensinar no século XXI. Para isso, adotou-se como método a pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, e sua abordagem se classifica como qualitativa. O processo de escolha dos trabalhos que subsidiaram essa investigação foi realizado de maneira subjetiva, de acordo com os interesses dos pesquisadores, logo os resultados foram analisados conforme suas compreensões e interpretações. Em síntese, por meio de obras da literatura de autores como Freire, Dewey, Perrenoud e outros e de trabalhos científicos já publicados, pode-se discutir e refletir a respeito da educação tradicional, onde pode-se afirmar que ela é ultrapassada para os estudantes da atualidade. Ultrapassada porque os estudantes não conseguem mais ficar sentados, quietos e ouvindo o professor falar como antes, eles necessitam interagir, por isso defende-se uma aprendizagem ativa, em que o estudante participe como agente na construção do seu conhecimento e não fique mais apenas ouvindo o professor expor os conteúdos. Além disso, o mundo está em constante transformação o que impõe desafios frequentes, e assim, o estudante precisa se preparar para essa realidade, saber resolver problemas, refletir, ser autônomo e crítico perante a sociedade. Enfim, este trabalho é um convite para refletir a respeito dessa maneira de ensinar, a pedagogia tradicional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografias do Autor

  • Mayara Rossi

    Instituto Federal de Mato Grosso.

  • Alessandro Bueno Felipe

    Graduação em Ciências Agrárias/Zootecnia pelo IFMT / Campus São Vicente da Serra - MT, Pós-graduação - Especialização "Lato Sensu" em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UNIRONDON / Cuiabá MT, Especialização "Lato Sensu" em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FAMA / Vilhena - RO, Graduação em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário, Especialização "Lato Sensu" em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FAVENI, Especialização "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FAVENI. Docente em Ciências, Biologia, Química, Trilhas de Aprendizagem de Ciências Naturais, Eletivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela SEDUC-RO e apicultor e meliponicultor no município de Vilhena-RO.

  • Elenice Ribeiro de Sousa

    Graduação em Letras e Pedagogia. Especialização em Educação Interdisciplinar pelo Faculdades Integradas de Várzea Grande, Brasil. Professora do CMEF Prof. José Nogueira de Moraes , Brasil.

  • Kelia Aparecida Lemes Gomes

    Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Brasil. Professora da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, Brasil.

  • Juscilene Dias Amorim

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialização em Psicopedagogia - IMP, especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Afirmativo. Professora na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto da cidade de Aragarças. Professora nas escolas municipais no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Infantil e Sala de Recursos Multifuncionais.  Coordenação Pedagógica do Centro Municipal de Ensino Fundamental Prof José Nogueira de Moraes. dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

  • Luzia Freitas Cordeiro

    Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, com Pós-graduação em Topicos em Genética Moderna pela UFMT, professora efetiva na escola ECIM CMEF Professor Jose Nogueira de Moraes.

  • Marli Rodrigues da Silva

    Especialista em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Vale do Juruena - AJES. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Vale do Juruena - AJES. Neuropsicopedagoga na Clínica Líder em Juína-MT.

  • Roseli Aparecida de França

    Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís e especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís. Professora na Escola Municipal Darcy Ribeiro.

     
  • Terezinha de Fátima Brandt da Silva

    Pós graduada em Língua, Linguística e Literatura pela Universidade Metropolitana do Vale do Aço e Faculdade Ideal de Brasília. Licenciada em letras e habilitada em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura Hispano-Americana pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora pedagógica e desenvolve seu trabalho na área de formação, ministrando aulas de Língua Portuguesa e literatura na Escola Estadual Ana Néri. 

  • Vagner Batista Weis

    Graduação em História pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Docência no Ensino Superior Fasipe. Bacharel em Psicologia Pela Fasipe/Sinop. Mestrando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS - TGA. Prof da Edu. Básica Seduc MT/DRE/Sinop.

Referências

CORDEIRO, Alexander Magno et al. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Comunicação científica, v. 34, n. 6, p. 428-431, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcbc/a/CC6NRNtP3dKLgLPwcgmV6Gf/. Acesso em: 10 mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012

DEWEY, John. Experiência e educação. 3. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 52. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019b.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 81. ed. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2019c.

FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa crítica. Porto Alegre: UFRGS. 2010. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/.

PAIVA, Aline Goncalves; SANTOS, Eliana Ferreira dos. Metodologia Ativa Pauta em Projeto: Dando Sentido e Significado na Aprendizagem da Educação Infantil. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29, 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/semiedu_estendido/article/view/21106 . Acesso em: 20 dez. 2023.

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas competências para ensinar - Convite à viagem. Tradução de Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ROBINSON, Ken; ARONICA, Lou. Escolas criativas: a revolução que está transformando a educação. Porto Alegre: Penso, 2019.

SILVA, Iatiçara Oliveira da et al. Educação Científica empregando o método STEAM e um makerspace a partir de uma aula-passeio. Latin American Journal of Science Education, v. 4, 22034, p. 1-9, 2017. Disponível em: https://docplayer.com.br/126524825-Latin-american-journal-of-science-education-educacao-cientifica-empregando-o-metodo-steam-e-um-makerspace-a-partir-de-uma-aula-passeio.html . Acesso em: 01 jan. 2024.

Publicado

29/03/2024

Como Citar

REFLETINDO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL: UMA REVISÃO NARRATIVA. (2024). RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535088. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088