REFLETINDO SOBRE O ENSINO TRADICIONAL: UMA REVISÃO NARRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088Palavras-chave:
Educação bancária; Paulo Freire; Reflexão; Respostas.Resumo
O objetivo da presente pesquisa é trazer uma reflexão a respeito do ensino tradicional, fazendo uma crítica a ele e propor mudanças na maneira de ensinar no século XXI. Para isso, adotou-se como método a pesquisa bibliográfica do tipo revisão narrativa, e sua abordagem se classifica como qualitativa. O processo de escolha dos trabalhos que subsidiaram essa investigação foi realizado de maneira subjetiva, de acordo com os interesses dos pesquisadores, logo os resultados foram analisados conforme suas compreensões e interpretações. Em síntese, por meio de obras da literatura de autores como Freire, Dewey, Perrenoud e outros e de trabalhos científicos já publicados, pode-se discutir e refletir a respeito da educação tradicional, onde pode-se afirmar que ela é ultrapassada para os estudantes da atualidade. Ultrapassada porque os estudantes não conseguem mais ficar sentados, quietos e ouvindo o professor falar como antes, eles necessitam interagir, por isso defende-se uma aprendizagem ativa, em que o estudante participe como agente na construção do seu conhecimento e não fique mais apenas ouvindo o professor expor os conteúdos. Além disso, o mundo está em constante transformação o que impõe desafios frequentes, e assim, o estudante precisa se preparar para essa realidade, saber resolver problemas, refletir, ser autônomo e crítico perante a sociedade. Enfim, este trabalho é um convite para refletir a respeito dessa maneira de ensinar, a pedagogia tradicional.
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