REFLEXIÓN SOBRE LA ENSEÑANZA TRADICIONAL: UNA REVISIÓN NARRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088

Palabras clave:

investigación es reflexionar sobre la enseñanza tradicional

Resumen

El objetivo de esta investigación es reflexionar sobre la enseñanza tradicional, criticándola y proponiendo cambios en la forma de enseñar en el siglo XXI. Para ello se adoptó como metodología la investigación bibliográfica del tipo revisión narrativa, y su enfoque se cataloga como cualitativo. El proceso de elección de los trabajos que sustentaron esta investigación se realizó de manera subjetiva, de acuerdo a los intereses de los investigadores, por lo que los resultados fueron analizados de acuerdo a sus comprensiones e interpretaciones. En resumen, a través de obras literarias de autores como Freire, Dewey, Perrenoud y otros y trabajos científicos ya publicados, es posible discutir y reflexionar sobre la educación tradicional, donde se puede afirmar que está desactualizada para los estudiantes de hoy. Obsoleto porque los estudiantes ya no pueden quedarse quietos y escuchar hablar al profesor como antes, necesitan interactuar, por eso se aboga por un aprendizaje activo, en el que el estudiante participe como agente en la construcción de su conocimiento y ya no solo escuche el El docente expone el contenido. Además, el mundo está en constante cambio, lo que plantea frecuentes retos, y por ello, los estudiantes necesitan prepararse para esta realidad, saber resolver problemas, reflexionar, ser autónomos y críticos con la sociedad. En definitiva, este trabajo es una invitación a reflexionar sobre esta forma de enseñar, la pedagogía tradicional.

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Biografía del autor/a

  • Mayara Rossi

    Instituto Federal de Mato Grosso.

  • Alessandro Bueno Felipe

    Graduação em Ciências Agrárias/Zootecnia pelo IFMT / Campus São Vicente da Serra - MT, Pós-graduação - Especialização "Lato Sensu" em Gestão de Pessoas nas Organizações pela UNIRONDON / Cuiabá MT, Especialização "Lato Sensu" em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FAMA / Vilhena - RO, Graduação em Biologia pelo Claretiano Centro Universitário, Especialização "Lato Sensu" em Geografia, Meio Ambiente e Sustentabilidade pela FAVENI, Especialização "Lato Sensu" em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela FAVENI. Docente em Ciências, Biologia, Química, Trilhas de Aprendizagem de Ciências Naturais, Eletivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias pela SEDUC-RO e apicultor e meliponicultor no município de Vilhena-RO.

  • Elenice Ribeiro de Sousa

    Graduação em Letras e Pedagogia. Especialização em Educação Interdisciplinar pelo Faculdades Integradas de Várzea Grande, Brasil. Professora do CMEF Prof. José Nogueira de Moraes , Brasil.

  • Kelia Aparecida Lemes Gomes

    Graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário da Grande Dourados, Brasil. Professora da Escola Estadual Padre José Maria do Sacramento, Brasil.

  • Juscilene Dias Amorim

    Graduação em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná, graduação em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, Especialização em Psicopedagogia - IMP, especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Faculdade Afirmativo. Professora na Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto da cidade de Aragarças. Professora nas escolas municipais no Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, Educação Infantil e Sala de Recursos Multifuncionais.  Coordenação Pedagógica do Centro Municipal de Ensino Fundamental Prof José Nogueira de Moraes. dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental.

  • Luzia Freitas Cordeiro

    Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, com Pós-graduação em Topicos em Genética Moderna pela UFMT, professora efetiva na escola ECIM CMEF Professor Jose Nogueira de Moraes.

  • Marli Rodrigues da Silva

    Especialista em Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade Vale do Juruena - AJES. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Vale do Juruena - AJES. Neuropsicopedagoga na Clínica Líder em Juína-MT.

  • Roseli Aparecida de França

    Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela UNOPAR. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís e especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade de Educação São Luís. Professora na Escola Municipal Darcy Ribeiro.

     
  • Terezinha de Fátima Brandt da Silva

    Pós graduada em Língua, Linguística e Literatura pela Universidade Metropolitana do Vale do Aço e Faculdade Ideal de Brasília. Licenciada em letras e habilitada em Língua Portuguesa, Língua Espanhola e Literatura Hispano-Americana pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenadora pedagógica e desenvolve seu trabalho na área de formação, ministrando aulas de Língua Portuguesa e literatura na Escola Estadual Ana Néri. 

  • Vagner Batista Weis

    Graduação em História pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Docência no Ensino Superior Fasipe. Bacharel em Psicologia Pela Fasipe/Sinop. Mestrando do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ESTUDOS LITERÁRIOS - TGA. Prof da Edu. Básica Seduc MT/DRE/Sinop.

Referencias

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Publicado

29/03/2024

Cómo citar

REFLEXIÓN SOBRE LA ENSEÑANZA TRADICIONAL: UNA REVISIÓN NARRATIVA. (2024). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(3), e535088. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i3.5088