A INFLUÊNCIA DA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA PARA O RESGATE E MANUTENÇÃO DA CULTURA QUILOMBOLA: UM ESTUDO DE CASO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO SEBASTIÃO, MUNICÍPIO DE BAGRE – PA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i3.1158Palavras-chave:
Comunidade, Quilombolas, Cultura, AssociaçãoResumo
O objetivo deste artigo intitulado como A INFLUENCIA DA ASSOCIAÇÃO QUILOMBOLA PARA O RESGATE E MANUTENÇÃO DA CULTURA QUILOMBOLA: Um estudo de caso da Comunidade Quilombola de São Sebastião, Municipio de Oeiras do Pará – PA. Bucando analisar a influencia da Associação quilombola para o resgate e manutenção da cultura quilombola na referida comunidade, por meio de reflexões fundamentadas e organizadas. Para tanto, apresenta-se alguns questionamentos como: quais as culturas quilombolas que ainda sobrevivem na comunidade? Como se dar o processo de retransmissão dos conhecimentos quilombolas entre gerações? E o que a comunidade e/ou organizações sociais tem feito para preservar a cultura quilombola? Pesquisa de campo de caráter investigativo, por meio de questionários pré elaborados buscando conhecer na oralidade dos moradores como acontece essa retransmissão. Logo, participaram representantes da associação e/ou comunidade, moradores pais de famílias e jovens da comunidade de São Sebastião, as quais foram interpretadas ao analisar-se os dados. Seguindo na linha de reforçar a grande necessidade e a importância da organização dos moradores da comunidade em associação, para garantia dos direitos e resgate dos valores, costumes e legados afrodescendentes, que se alto declaram quilombolas, proporcionando desta feita uma melhor retransmissão dos saberes e conhecimentos populares, dos mais antigos aos mais novos e assim manter viva a cultura do povo quilombola, todo esse conhecimento afrodescendente vivenciado e repassado por gerações nas comunidades quilombolas.
Downloads
Referências
CANTARINO, e.(org.), quilombos: identidade étnica e territorialidade. rio de janeiro, ed. FGV 2002.
COTRIM, g. história global brasil e geral,8 ed. saraiva, São Paulo, 2005.
FLORENTINO, m. ensaios sobre a escravidão, minas gerais. UFMG 2003.
FERNANDES, F. a integração do negro na sociedade de classes, São Paulo. ática, 1978.
GOMES, F. S. a hidra e os pântanos: quilombos e mocambos do Brasil (sécs. xvii-xix) / Flavio dos Santos Gomes. – Campinas, SP, 1997.
MELTZER, M. história ilustrada de escravidão, São Paulo. Ediouro, 2004.
NABUCO, J. o abolicionismo, Recife ed. Massangana, 1988.
ROCHA, N. A educação quilombola e a reprodução cultural afrodescendente: o papel da escola como espaço educativo da identidade cultural quilombola. Maringá: Viseu, 2018.
TURATTI, M. C. M. relatório técnico- cientifico sobre os remanescentes da comunidade de quilombo de Capivari. Capivari – SP, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.