O USO DO MULTIPLANO COMO MATERIAL MANIPULÁVEL NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1405Palavras-chave:
Multiplano, Inclusão, Deficiência Visual, Educação EspecialResumo
O presente artigo abordou uma proposta pedagógica com o uso do multiplano com o intuito de facilitar o ensino e aprendizagem da matemática para certos grupos de alunos que tem dificuldade em sua aprendizagem, especificamente aos deficientes visuais. Tendo em vista que não se deve, ou não se deveria excluir alunos deficientes, mas incentivar a sua inclusão, o multiplano é um material concreto, no qual alunos cegos e de baixa visão podem desenvolver o aprendizado de forma construtiva, tendo como foco o aprendizado da matemática, pois o principal objetivo não é simplesmente decorar fórmulas, mas sim de desenvolver e compreender um conhecimento amplo da matemática, tanto na sala de aula quanto em outras áreas de conhecimento. É de se destacar, que tal ferramenta, serve como instrumento a uma proposta inclusiva, uma vez que facilita o aprendizado do aluno com dificuldades ocasionadas pela deficiência aqui citada, ampliando assim a possibilidade de domínio de conteúdo. É sabido que este material proporciona o aprendizado de uma infinidade de atividades matemáticas nos mais diversos ramos: álgebra, geometria, estatística, física etc. Assim, o objetivo do trabalho foi fazer um levantamento bibliográfico de trabalhos que demonstram que o uso do multiplano no ensino da matemática para alunos deficientes visuais e como esse material concreto pode ajudar na assimilação dos conteúdos mais abstratos do ramo da matemática.
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