CURSO RAFEC - REALIDADE AUMENTADA FACILITANDO O ENSINO DAS CIÊNCIAS: UMA NOVA POSSIBILIDADE AO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1797Palavras-chave:
Realidade Aumentada, Processo ensino-aprendizagem, Capacitação docenteResumo
A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que possibilita a visualização de um objeto em três dimensões e permite maior interação do usuário. Neste trabalho é apresentada a implementação de um curso com realidade aumentada em que o objetivo principal consistiu em capacitar professores de ciências e biologia das escolas públicas de ensino fundamental e ensino médio, do Estado de Santa Catarina, para a utilização da RA como ferramenta complementar nessas disciplinas. São apresentados neste artigo os principais eixos para o desenvolvimento do curso: elaboração do curso, as plataformas utilizadas, o modelo pedagógico desenvolvido e a implantação. A análise realizada após o desenvolvimento do curso, mostrou que apesar das adversidades, o curso de Realidade Aumentada aplicada ao ensino de ciências e biologia, permitiu ao professor apropriar-se de uma nova ferramenta de ensino. Esta ferramenta poderá ser utilizada durante as aulas contribuindo no aprendizado, tornando-se um apoio no âmbito educacional. Foi possível verificar que a RA pode ser inserida em outros contextos e conteúdos na formação de professores. É imprescindível que cada vez mais as tecnologias estejam em favorecimento do ambiente escolar e de ensino e, portanto, é necessário que sejam pesquisadas maneiras de inserir a RA na educação fundamental e no ensino médio das escolas do país.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. F.; MATOS, I. J. P.; FERNANDES, M .M. O ensino de ciências da natureza durante a pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades nas redes pública e privada. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e6411225390, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.25390. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25390. Acesso em: 7 fev. 2022.
ASSIS, L. M. E. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 29, n. 51, p. 428-434, abr. 2015. FapUNIFESP (SciELO). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v29n51r04. Acesso em: 10 mar. 2022.
COSTA, F. A.; MALDANER, J. J.; RYTHOWEM, M.; CAVALCANTE, R. P.; SENA, R. M. M.; VICTOR, V. F.; MONTEIRO, C. C.; SOUZA, W. A. Laboratórios on-line: Espaços do ensino remoto e possíveis contribuições para formação humana integral na educação básica. Research, Society and Development, 11(2), e43511225904. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25904 Acesso em: 8 fev. 2022.
CHEN, C. M.; TSAI, Y. N. Interactive augmented reality system for enhancing library instruction in elementary schools. Computers & Education, 59: 638-652 doi:10.1016/j.compedu.2012.03.001, 2012. Acesso em: 10 abr. 2022.
DALGNARNO, B.; LEE, M. J. W. What are the learning affordances of 3-D virtual environments? British Journal of Educational Technology, 41(1): 10-32, 2010.
DE LA TORRE, C. J.; MARTÍN-DORTA, N.; SAORÍN PÉREZ, J. L.; CARBONEL CARRERA, C.; CONTERO GONZÁLEZ, M. Entorno de aprendizaje ubicuo con realidade aumentada y tabletas para estimular la comprensión del espacio tridimensional. RED, Revista de Educación a Distancia. Retrieved from: http://www.um.es/ead/red/37. 2013. Acesso em: 10 abr. 2022.
DUNLEAVY, M.; DEDE, C.; MITCHELL, R. Affordances and limitations of immersive participatory augmented reality simulations for teaching and learning. Journal of Science Education and Technology, 18(1): 7-22. doi:10.1007/s10956-008-119-1. 2009. Acesso em: 07 fev. 2022.
FAUCI, A. S.; LANE, H. C.; REDFIELD, R. R. Covid-19 - navigating the uncharted. N Engl J Med. 2020; 382:1268-9.
FIUZA, P. J.; SARRIERA, J. C. Refletindo sobre evasão, adesão e permanência em cursos na modalidade de educação a distância. In E. Netto Zanette, G. F. Giacomazzo & P. Jantsch Fiuza (Orgs.), Tecnologias e inovações nas práticas pedagógicas: trajetórias e experiências. Jundiaí, SP: Paco Editorial. p. 149- 173, 2012.
GARCÍA, I.; PEÑA-LÓPEZ, I.; JOHNSON, L.; SMITH, R.; LEVINE, A.; HAYWOOD, K. Informe Horizon: Edición Iberoamericana 2010. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2010.
KEMP, W. Persistence of adult learners in distance education. (Dissertação de Mestrado). Athabasca University Governing Council, Athabasca, Alberta, Canadá. 2001. Disponível em: https://dt.athabascau.ca/jspui/bitstream/10791/115/1/kemp.pdf. Acesso em: 10 abr. 2022.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 141 p.
LOPES, L. M. D.; VIDOTTO, K. N. S.; POZZEBON, E.; FERENHOF, H. A. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.35, e197403, 2019.
LUNA, U.; IBÁÑEZ, A.; RIVERO, M. P. El patrimonio aumentado: 8 apps de Realidad Aumentada para la enseñanza-aprendizaje del patrimonio. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, 94: 43-62, 2019.
MORENO, N.; LEIVA, J. Experiencias formativas de uso didáctico de la Realidad Aumentada con alumnado del grado de educación primaria en la Universidad de Málaga. EDMETIC, Revista de Educación Mediática y TIC, 6(1): 81-104, 2017. https://doi.org/10.21071/edmetic.v6i1.5809. Acesso em: 07 fev. 2022.
OLIVEIRA, M. B.; SILVA. L. C. T.; CANAZARO, J. V.; CARVALHIDO, M. L. L.; SOUZA, R. R. C. D.; NETO, J. B.; RANGEL, D.P. O ensino híbrido no Brasil após pandemia do covid-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, 7(1): 918 – 932, 2021.
OLIVEIRA, D. A.; PEREIRA, E. A. J. Trabalho docente em tempos de pandemia: mais um retrato da desigualdade educacional brasileira. Revista Retratos da Escola. Brasília, v. 14, n. 30, p. 719-735, 2020.
QUEIROZ, A. S.; DE OLIVEIRA, C. M.; REZENDE, F. S. Realidade Aumentada no Ensino da Química: Elaboração e Avaliação de um Novo Recurso Didático. Revista Eletrônica Argentina-Brasil de Tecnologias da Informação e da Comunicação, v. 1, n. 2, 2015.
SQUIRE, K.; KLOPFER, E. Augmented reality simulations on handheld computers. Journal of the Learning Sciences, 16: 371-413. doi:10.1080/10508400701413435. 2007. Acesso em: 10 abr. 2022.
VALENTE, J. A. O computador na sociedade do conhecimento. (Organizador). Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 1999.156p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.