AS DIFICULDADES NO APRENDER EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1827Palavras-chave:
Aprendizagem, Inclusão, DificuldadeResumo
Observa-se que as práticas desenvolvidas no período que o sistema educacional passou a ter mudanças e respeitar a diversidade, promovendo a inclusão dos alunos com deficiência com transtorno global de desenvolvimento e com altas habilidades, na escola regular, estão se difundindo a passos rasos. Essa inclusão ainda está ocorrendo no contexto escolar e por isso tem muito a se desenvolver, começando pelos profissionais da área educacional, a quem cabe complementar seu entendimento sobre educação especial para, com efetividade, fazer seu aluno aprender com práticas para diversidade. Quando são entendidas as dificuldades de cada indivíduo, são quebrados paradigmas e assim acontece o aprendizado. À medida que cresce essa inclusão nas classes de aulas regulares, cresce também a necessidade de os professores aprenderem a lidar com as diferentes características de seus alunos inclusos. O objetivo desse trabalho é mostrar que existem dificuldades no aprender do aluno especial, pois não há o preparo necessário da sociedade, da comunidade, de pais e professores.
Downloads
Referências
ALONSO, Daniela, Disponível<https://novaescola.org.br/conteudo/588/educacao-inclusiva- desafios-da-formacao-e- da-atuacao-em -sala- de aula.>,2013. Acesso em 02 julho, 2022.
BLOGSPOT: Tipos de necessidades especiais,09 jun.2010. Disponível em: <http://pedagogiafal.blogspot.com.br/2010/06/tipos-de-necessidades-especiais.html>. Acesso em: 28 junho.2022.
BRASIL. Decreto Lei n. 3.298, de 20 de dezembro de1999. Seção II – Do acesso à educação; Art.24 ao 29.
CARVALHO, Rosita Edler. A Nova LDB e a Educação Especial, Ed. WVA, Rio de Janeiro: 1997.
CARVALHO, Rosita Edler. A escola Inclusiva e a reorganização do trabalho pedagógico. Porto alegre, Editora Mediação, 2010.
CONDIÇÕES DE APRENDIZAGEM Disponível em: <http://www.ariannelara.com.br/2016/08/quais-as-condicoes-necessarias-para.html>. Acesso em 03 julho, 2022.
ESQUEMAS DE PIAGET. Disponível em: http://psicoativo.com/2016/07/esquemas- psicologia-teoria-de-piaget-assimilacao-e-acomodacao.html> Acesso em 05 julho, 2022.
GUIMARÃES, Camila. Fator que mais influência na educação das crianças. Disponível em: <http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2014/11/o-bprofessorb-e-o-fator-que-mais-influencia- na-educacao-das-criancas.htm>. Acesso em 02 julho,2022.
LEITE, Vânia Aparecida Marques. Dimensões da não aprendizagem. Ed. Rev. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012. 102p.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér; PRIETO, Rosângela Gavioli. Inclusão Escolar. Editora Summus.2º edição. Pontos e Contrapontos, 2006.
MAZZOTTA, M. J. S. – Trabalho Docente e a Formação do Professor de educação Especial, Ed. Pedagogia Universitária: São Paulo, 1993.
PACHECO, José; Eggertsdóttir, Rosa; Marinósson, Gretar L. Caminhos para a inclusão. Editora Artmed, 2007.
WIKIPÉDIA. A enciclopédia livre; Aprendizagem. Disponível às 17:42 em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem>. Acesso em 11 julho. 2022.
ARIAN. N. Quais as condições necessárias para aprender. Disponível em: <http://www.ariannelara.com.br/2016/08/quais-as-condicoes-necessarias-para.html>. Acesso em 08/07/2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.