NATAÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS: ESTÍMULO E PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1886Palavras-chave:
Natação infantil, Estímulo a práticaResumo
Atualmente as discussões sobre a natação infantil de 0 a 3 anos vêm ganhando o ambiente escolar, acadêmico, familiar e social, devido aos problemas gerados pela falta de estímulo à prática de atividade física. Assim, o objetivo geral desse artigo foi investigar o estímulo e a prática da natação infantil de 0 a 3 anos e as várias maneiras de trabalhar a atividade física dentro e fora da água. Para o alcance do objetivo traçado, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, com método exploratório e interpretativo do pesquisador. Os principais resultados apontados demonstram que é possível estimular a prática da natação infantil de 0 a 3 anos, bem como no seio familiar dissimular tais informações para o conhecimento dos pais, professores e profissionais diretamente ligados à atividade de natação. O bebê de 0 a 3 meses já pode praticar natação para aprimorar de maneira mais eficaz o desenvolvimento físicos e psicomotor da criança. Constatou-se que o incentivo à natação desde os primeiros meses de vida, através de atividades lúdicas, proporciona maior interesse e interação pelo esporte, sendo esse um dos métodos que possibilitam a melhoria dos problemas enfrentados por algumas crianças que tinham algum receio ou até mesmo medo de natação.
Downloads
Referências
ARAUJO, A.S. G.; SILVA, E. R. As contribuições da psicomotricidade na educação infantil. Belém: FABEL, 2013.
BENDA, C. A. P. A utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras na aprendizagem da natação. Ver. Min. Educação Física, Viçosa, 7 (1): 35-50, 1999.
BRESGES, L. Natação para meu neném. Rio de Janeiro. ed. Ao livro técnico s/a. 1980.
CATTEAU, Raymond & GAROFF, Gerard. O ensino da natação. 3. ed. São Paulo, Manole, 1990.
CORREA, C. R. F.; MASSAUD, M. G. Escola de natação: montagem e administração, organização pedagógica do bebê a competição. 1ª Ed. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.
COSTA, e. Psicomotricidade e pensamento complexo. Rio de Janeiro: CONGIP, 2014.
GALDI, E. H. G (org.) Aprendendo a nadar com a extensão universitária. Campinas: Ipes Editorial, 2004.
LEGARDA, M. Estimulação precoce inteligência emocional e cognitiva. Editora Grupo cultural, vol3 , 2008.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MATOS,L.Estudo exploratório da natação para babes na área do grande Porto: condições estruturais, materiais e humanas, objectivos e opções metodológicas,2009.Monografia (Curso Desporto de Educação Física)Opção complementar de Desporto de Rendimento. Faculdade de Desporto da Universidade de Porto,Portugal,2009.
MOOJEN, S.; FRANÇA, M. Dislexia: visão fonoaudiológica e psicopedagógica.In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. (Orgs.) Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. Porto Alegre-Rio Grande do Sul: Artmed, 2006.
OLIVEIRA, Ana Paula Dozza de. A dislexia fator implicador na aprendizagem da linguagem na visão dos professores. Machado, Minas Gerais: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul de Minas gerais – Câmpus Machado, 2013.
PENNINGTON, Bruce F. Diagnósticos de distúrbio de aprendizagem. São Paulo: Pioneira Thompsaon Learning, 1997.
PEREIRA, K. Atividades aquáticas para bebês. Influência no desenvolvimento motor. 2009. Monografia (Conclusão de Curso de Educação Física) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto alegre , 2009.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, Daniele Dias.O Ensino Lúdico da Natação: Uma experiência do PST em Volta Redonda. 2007. 56p. Disponível em: http://www.ufrgs.br/ceme/uploads/1383239293-monografia_Daniele_Silva_Dias.pdf. Acessado em 06 de set 2018.
TOPCZEWSKI, Abram. Aprendizagem e suas desabilidades, como lidar? São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010.
VILLAMARIN, Alberto J. G. A. Educação racional. Porto Alegre-Rio Grande do Sul: AGE, 2010.
ZULIETTI,L.A aprendizagem da natação do nascimento aos 6 aos- Fases de desenvolvimento. Aquabarra, 2002.Disponível em <:http://www.aquabarra.com.br/artigos/adaptacao/A_APRENDIZAGEM_DA_NATACAO_DO_NASCIMENTO_AOS_6_ANOS.pdf>.
Acessado em 8 set.2018..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.