ASPECTOS RELEVANTES PARA ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE MELHORAMENTO FLORESTAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i11.2139Palavras-chave:
Espécies florestais; Clone; ProdutividadeResumo
Infere-se que para elaboração de um programa de melhoramento florestal é extremamente importante delimitar os objetivos, tamanho da área experimental, métodos de melhoramento das espécies a serem melhoradas (alógamas e ou autógamas). De modo que o melhorista deve ter um conhecimento refinado sobre as estratégias que devem ser utilizadas para o sucesso da implantação de um programa de melhoramento florestal, visando incremento de crescimento e produtividade da característica desejável economicamente da espécie. O melhorista deve ter o conhecimento do sistema de reprodução, formas de seleção e regaste de matrizes florestais, ferramentas essenciais para o melhorista, independentemente do tipo de método de melhoramento utilizado. Um bom melhorista deve possuir uma refinada capacidade de selecionar indivíduos superiores dentro de uma população de plantas geneticamente diferentes. É válido destacar que a reprodução assexual tem papel muito importante na multiplicação comercial das espécies, porém, quanto ao melhoramento genético sua importância é muito relativa, visto que não atua nas modificações dos caracteres hereditários. Por outro lado, não se deve esquecer que mesmo havendo a multiplicação pelo caminho vegetativo, não está excluído o caminho sexual. Porém a reprodução sexual pode ser limitada em muitas espécies florestais lenhosas, sendo, devido ao valor dessa reprodução, requeridas pesquisas para seu objetivo de estudo.
Downloads
Referências
ASSIS, T. F. Melhoramento genético do eucalipto. Informe Agropecuário, v. 18, n. 185, p. 32-51, 1996.
BORÉM, A. Melhoramento de plantas. 20. ed. Viçosa: Editora UFV, 1997. 547 p.
GRATTAPAGLIA, D. Perspectives on genome mapping and marker-assisted breeding of Eucalyptus. Southern Forests: a Journal of Forest Science, v. 79, p. 69-75, 2008.
RESENDE, M.D.V. Análise estatística de modelos mistos via REMLIBLUP na experimentação em melhoramento de plantas perenes. Colombo: Embrapa Florestas, 2000. IOlp. (Documentos, 47).
RESENDE, M.D.V.; DIAS, L.A.S. Aplicação da metodologia de modelos mistos (REMUBLUP) na estimação de parâmetros genéticos e predição de valores genéticos aditivos e genotípicos em espécies frutíferas. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 22, 11. 1, p. 44-52, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.