DOMÓTICA: ESTUDO DA CONTRIBUIÇÃO DA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL PARA A ACESSIBILIDADE DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i12.2299Palavras-chave:
Domótica, Automação, Acessibilidade.Resumo
Automação Residencial (Domótica) pode ser entendida como uma rede que integra e controla a habitação digital, de forma a adequar as necessidades das pessoas e otimizar as funções elétricas, tecnológicas e sustentáveis. Este trabalho é baseado em um sistema no qual possui uma proposta de solução para automatizar uma residência, visando no auxilio para portadores de deficiência física. A automação é realizada para a função de ligar ou desligar aparelhos elétricos por meio de placas acionadoras microcontroladas. Os acionadores são gerenciados através de uma central, que armazena um histórico de eventos e, se o software do PC for conectado, é realizado a transmissão para ele.
Downloads
Referências
SILVA, Davidson Felipe da. Sistema de comunicação Bluetooth utilizando microcontrolador. 2009. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia da Computação) – Curso de Engenharia da Computação, Escola Politécnica de Pernambuco – Universidade de Pernambuco.
AURESIDE, Associação Brasileira de Automação Residencial. Disponível em: http://www.aureside.org.br/
BOLZANI, C.A.M. Desenvolvimento de um simulador de controle de dispositivos residenciais inteligentes: uma introdução aos sistemas domóticos. São Paulo, Dissertação (mestrado), Universidade de São Paulo. 2004a.
MURATORI, J.R. As tendências do mercado de Automação Residencial. São Paulo, Congresso Habitar - Congresso de Automação Residencial e Tecnologias para Habitação. 2005.
State of the Smart Home, disponível em: . Acesso em: Dezembro de 2015
SILVA, Davidson Felipe da. Sistema de comunicação Bluetooth utilizando microcontrolador. 2009. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia da Computação) – Curso de Engenharia da Computação, Escola Politécnica de Pernambuco – Universidade de Pernambuco.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo Demográfico 2019 - Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência.
ROCKENBACH, S. Arquitetura, Automação e Sustentabilidade. Cap. 5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura, Porto Alegre, 2004.
Instituto Benjamin Constant – IBC. Os conceitos de deficiência: As diversas definições.
NICOLASI, Denys. Microcontrolador 8051 detalhado. 2. Ed. São Paulo: Érica, 2001.
WIESE, lan. SCADA Primer. [1997]. Disponível em: http://members.iinet.net.au/~ianw/primer.html.
WIESE, Ian. SCADA Primer. [1997]. Disponível em:
http://members.iinet.au/~ianw/primer.html
VOLKERDING, Patrick; FOSTER-JOHNSON, Eric; REICHARD, Kevin. Linux programming. Estados Unidos: Editora Mis Press, 1997.
BESEN, Nelson. Sistema domótico para automação e controle de um cômodo residencial. 1996. 69 f. Monografia (Especialização em Tecnologias em Desenvolvimento de Sistemas) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.
CENSI, Angela. Sistemas para automação e controle residencial via e-mail.
58 f. Monografia (Bacharelado em Ciências da Computação) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau.
REITER, René. Sistema de automação residencial com central de controle microcontrolada e independente de PC. 2006. f. Monografia (Bacharelado em Ciências da Computação) – Universidade Regional de Blumenau, Blumenau. Disponível em: https://hugepdf.com/download/da-monografia-departamento-de-sistemas-e-computaao-5af351e1bbf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.