GESTÃO ESCOLAR: CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE SWOT NO ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2680Palavras-chave:
Gestão escolar, Análise FOFA, EnsinoResumo
A presente pesquisa bibliográfica procurou discorrer a respeito da gestão escolar, sobre suas oriundas e inúmeras transformações sociais, econômicas, políticas, científicas e tecnológicas, que forçaram organizações e funcionários a buscar respostas aos desafios modernos, constituindo um fluxo para aquisição, armazenamento, distribuição e utilização do conhecimento. A governança precisa realizar a gestão escolar e para dar suporte pode se utilizar da análise SWOT (abreviação do inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats - em português: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças – FOFA) que verifica os fatores externos e internos, positivos e negativos. O objetivo deste estudo é descrever os princípios da Gestão Escolar nos processos Democráticos e Pedagógicos no âmbito educacional, bem como as dimensões e implicações que correspondem ao tema em estudo que venham contribuir para uma melhor qualidade no ensino, através da utilização da análise SWOT.
Downloads
Referências
Barroso, J. (2005). Políticas Educativas e Organização Escolar. Lisboa: Universidade Aberta.
Buss, R. B. P. (2013). Gestão Escolar. Indaial: Uniasselvi. 194 p. ISBN 978-85-7830-660-1. Brasil.
Buzzi, V. M. (2013). Pornografia de Vingança: contexto histórico-social e abordagem no direito brasileiro. Ed., 2015, 1ª Ed., Florianópolis/SC, Brasil, Empório do Direito.
Freire, P. (1988) Pedagogia do Oprimido. 18ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Haydt, R. C. (2000). Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática. Humphrey, A. (2013). Impressão sob Demanda. São Paulo: Book on Demond Ltda, 2013.
Libâneo, J. C. (2001) Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia:
Lima, A. C. B. (2003) (et all). Caderno Pedagógico Gestão e Organização da Escola Pública Brasileira. Florianópolis: UDESC/CEAD.
Luck, H. (2006) Concepções e processos democráticos de gestão educacional. Petrópolis: Vozes. Coleção Cadernos de Gestão.
Luck, H. (2009) Ação integrada: administração, supervisão e orientação educacional. 22.ed. Petrópolis: Vozes.
Mccreadie, K. (2008) A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. São Paulo: Globo.
Miller, J. 9 (2019) Amazing Benefits of Technology in the Classroom (+18 Best Ways to Incorporate Technology). Disponível em https://www.jenreviews.com/classroom-technology/. Acesso em: 15 set. 2022.
Mccreadie, K. (2008). A Arte da Guerra SUN TZU: uma interpretação em 52 ideias brilhantes. São Paulo: Globo.
Mindtools. Análise SWOT: Como desenvolver uma estratégia para o sucesso. Disponível em https://www.mindtools.com/pages/article/newTMC_05.htm>. Acesso em: 16 set. 2022.
Pickton, D. W. S. What's swot in strategic analysis?. Briefings in Entrepreneurial Finance, v. 7, n. 2, p. 1101-119, mar./abr, 1998. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/246915222_What's_SWOT_in_strategic_analysis. Acesso em: 15 set. 2022.
Vitan, D. (2017) The SWOT Analysis of Pre-university Education. In: “Ovidius” University Economic, v. XVII, n. 1, p. 601-605,. Annals... Sciences Series.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.