EDUCAÇÃO PARA A MORTE NA GRADUAÇÃO MÉDICA, DIANTE DOS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA

Autores

  • Victor Hugo Meneses Milagres
  • Caroline Silva de Araujo Lima
  • Ramon Aragão Dutra Neto
  • Maria Gabriela Teles de Moraes
  • Maria Eduarda de Aragão Peixoto
  • Marianna de Aragão Peixoto
  • Melissa Ramos Passos
  • Márcia Farsura de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2760

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Coronavirus, Saúde Mental, Luto

Resumo

A pandemia ocasionada pelo novo coronavirus reforçou a ideia de que os determinantes sociais da saúde, relacionados às condições ocupacionais, afetam diretamente a saúde mental dos profissionais que atuam no nível primário, secundário e terciário de atenção à saúde. Dessa forma, o presente estudo objetivou revisar na literatura científica quais as metodologias de ensino utilizadas na educação para a morte, durante a graduação médica, diante dos determinantes sociais da saúde mental durante a pandemia do novo coronavírus. Para isso, foi feita revisão, nas bases de dados científicas SciELO, PubMed e Periódicos Capes, com a utilização dos descritores “Emergências” AND “Saúde Mental”; “Coronavirus” AND “Mental Health”; “Educação em Saúde” AND “Coronavirus”; “Health Education” AND “Coronavirus”; “Coronavirus” AND “Health Education” AND “Mental Health”. O resultado identificado, após a análise de sete artigos, foi: o planejamento pedagógico da atividade de educação em saúde deve ser voltado à superação do fato de que os ritos de despedida possuem relevância, já que observar/velar a pessoa falecida, garante à subjetividade do indivíduo, que percebe a ruptura dos laços de convivência, os condicionantes do estado real que, ainda que machuquem, são imprescindíveis para a ratificação da ausência de interação com aquele cuja vida chegou ao fim.

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Biografia do Autor

  • Victor Hugo Meneses Milagres

    Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga- FADIP.

     

  • Caroline Silva de Araujo Lima

    Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga- FADIP.

  • Ramon Aragão Dutra Neto

    Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga- FADIP.

  • Maria Gabriela Teles de Moraes

    Centro Universitário Fametro.

  • Maria Eduarda de Aragão Peixoto

    Centro Universitário Fametro.

  • Marianna de Aragão Peixoto

    Centro Universitário Fametro.

  • Melissa Ramos Passos

    Universidade Nilton Lins.

  • Márcia Farsura de Oliveira

    Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga- FADIP.

Referências

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Publicado

20/02/2023

Como Citar

EDUCAÇÃO PARA A MORTE NA GRADUAÇÃO MÉDICA, DIANTE DOS DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE MENTAL NA PANDEMIA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(2), e422760. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i2.2760