INVESTIGAÇÃO ACERCA DE ESCLARECIMENTOS PRESTADOS NO ATO DA DISPENSAÇÃO DE CONTRACEPTIVOS HORMONAIS PARA ANIMAIS DOMÉSTICOS EM ESTABELECIMENTOS DA CIDADE DE AREIA-PB
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3129Palavras-chave:
Automedicação. Controle Populacional. Progestinas. Anticoncepcional.Resumo
É expressivo o aumento do número dos animais de companhia nos lares e nas ruas e com isso a problemática acerca do controle populacional destes animais também aumenta, se tornando muitas vezes um problema de saúde pública. Muitos tutores, buscando interromper o ciclo reprodutivo, acabam recorrendo para os anticoncepcionais hormonais como medida a curto prazo de controle populacional, visto que são facilmente comercializados a baixo custo. A falta de conhecimento prévio sobre os fármacos e a dificuldade de acesso à assistência médico veterinária induzem a população a buscar soluções para os mais diversos problemas em lojas e farmácias veterinárias. Objetivou-se analisar o ato da dispensação de contraceptivos hormonais para animais domésticos em estabelecimentos da cidade de Areia-PB, bem como identificar o nome comercial dos fármacos vendidos. Foram aplicados 50 questionários a tutores de animias no Hospital Veterinário do Campus II-UFPB e nas ruas da cidade de Areia – PB escolhidos de forma aleatória, no período de março a abril de 2022. Apesar de grande parte dos entrevistados conhecerem os riscos do uso dos contraceptivos hormonais, relatam que não são informados na hora da dispensação e alguns dos entrevistados afirmam que a administração é feita no próprio local da aquisição, na maioria das vezes por balconistas. Os resultados confirmam a necessidade de maiores esclarecimentos à população e da conscientização dos tutores sobre métodos preventivos, eficazes e seguros de controle populacional dos animais domésticos.
Downloads
Referências
ANVISA – AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Caderno do professor - projeto educação e promoção da saúde no contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o uso racional de medicamentos. Brasília: ANVISA, 2007.
ANJOS, T.M.; BRITO, H.F.V. Terapêutica felina: diferenças farmacológicas e fisiológicas. MEDVEP - Revista Científica de Medicina Veterinária - Pequenos Animais e Animais de Estimação. 2009; 7(23); p. 554-567.
BALARIM, P.H.S. Relação do uso de contraceptivos com piometra em cadelas atendidas no Hospital Veterinário da Universidade Federal da Paraíba no período de 2014 a 2018. Trabalho de Conclusão de Curso, Curso Bacharelado em Medicina Veterinária, Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2018.
DIAS, L.G.G.G. et al. Uso de fármacos contraceptivos e seus efeitos adversos em pequenos animais. Enciclopédia Biosfera, v.9, n.16, p. 2077-2083, 2013.
FERNANDES, A.L.P. Uso de contraceptivos como causa de malformações fetais em filhotes de gata. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Medicina Veterinária, Universidade Federal da Paraíba, Areia-PB, 2018.
FERNANDES, E.R.L. et al. Uso de fármacos contraceptivos e seus efeitos colaterais em cães e gatos: revisão de literatura. Revista Científica de Medicina Veterinária, n. 34. 2020.
GOMES, V.C.P.S. Relação entre padrão socioeconômico e variáveis ligadas ao bem estar e guarda responsável de cães e gatos em Areia – PB. 42 F. Trabalho de Conclusão de Curso, Bacharelado em Medicina Veterinária, UFPB, Areia-PB, 2015.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional De Saúde 2013. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. 100p.
LEITE et al. Prescrição de medicamentos veterinários por leigos: um problema ético. Revista Acadêmica de Curitiba, v. 4, n.4, p. 43-47, out./dez. 2006.
LIMA, J.G.P, et al. Uso de anticoncepcional em cadelas: problema ou solução? Resumo, IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (IX JEPEX) Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), 2009.
MACEDO, J.B. Castração precoce em pequenos animais: prós e contras. Dissertação de Mestrado, Universidade Castelo Branco, Goiania, 2011, 42 p.
MACIEL, L.M.; OLIVEIRA, M.S.; SUNADA N.S. Esclarecimento da população de Dourados-MS sobre o uso indiscriminado de anticoncepcionais como agente causador de hiperplasia mamária. Vet. e Zootec., v.26, p.001-008, 2019.
MONTANHA, F.P.; CORRÊA, C.S.S.; PARRA, T.C. Maceração fetal em gata em decorrência do uso de contraceptivos – relato de caso. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, v. 10, n. 9, p. 1- 6, 2012.
NASCIMENTO, J.F.R. Administração de medicamentos sem a orientação do médico veterinário em animais de companhia na cidade de Areia-PB. Trabalho de Conclusão de Curso, Faculdade de Veterinária. UFPB, Areia, 2019.
RODRIGUES, B.A.; RODRIGUES, J.L. Alternativas Contraceptivas em Caninos e Felinos Domésticos. In: Congresso Brasileiro de Reprodução Animal, 16, Goiânia. ANAIS... Goiânia, 2005. p.1-12.
SILVANO, D.; BENDAS, A.J.R.; MIRANDA, M.G.N.; PINHÃO, R.; MENDES, A.F.; LABARTHE, N.V.; PAIVA, J.P. Divulgação dos Princípios da Guarda Responsável: uma Vertente Possível no Trabalho de Pesquisa a Campo. Revista Eletrônica Novo Enfoque, Ano 2010, v.09, n.09, p.64 – 86.
ZIELKE et al. Avaliação do uso de fármacos em animais de companhia sem orientação profissional. Science and Animal Health – Faculdade de Veterinária e Programa de Pós Graduação em Veterinária da Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, UFPEL, v. 6, n. 1, p. 29-46, 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.