ANÁLISE DO ENGAJAMENTO DOS PRESIDENCIÁVEIS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE SOB A ÓTICA DAS ELEIÇÕES DE 2022
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i5.3237Palavras-chave:
Redes e Mídias Sociais On-line, Engajamento, Eleições PresidenciaisResumo
Com a evolução tecnológica, novas formas de obtenção e compartilhamento de informações têm sido possibilitadas, principalmente por meio da comunicação digital. As redes sociais on-line, por exemplo, são ferramentas presentes em grande parte das relações humanas, abrangendo diferentes áreas com uso da comunicação. Nesse contexto, o engajamento nas redes digitais tornou-se um indicativo relevante na compreensão do impacto ao público, visto que os perfis dos usuários são personalizados de acordo com similaridades de pensamentos, podendo influenciar em pontos ideológicos e/ou políticos. Assim, o objetivo deste trabalho é realizar uma análise do engajamento das páginas dos presidenciáveis nas redes digitais e comparar aos resultados das eleições de 2022. Como principal resultado, percebe-se que o engajamento dos presidenciáveis nas redes digitais não está associado aos resultados das eleições 2022. Contudo, no cenário político, a análise do engajamento ainda precisa ser moldada para além da pesquisa quantitativa. É necessário analisar o teor das interações dos possíveis aliados e também de não eleitores, bem como uma série de outras questões qualitativas, a fim de que a análise seja realizada de maneira mais minuciosa e assertiva.
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