PROJETO EDUCACIONAL PLANETA LEITURA: ESTÍMULO EDUCACIONAL E UMA PORTA PARA O LETRAMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3403

Palavras-chave:

Leitura. Projeto Leitura. Alfabetização. Letramento.

Resumo

A leitura estimula o raciocínio, leva-nos além da nossa imaginação e acima de tudo amplia nosso conhecimento, nesse contexto o presente artigo tem como objetivo geral analisar o Projeto Educacional intitulado Planeta Leitura, que foi criado em 2019 pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (SEDUC/AM), e como objetivos específicos 1. descrever a importância do incentivo à leitura e 2. descrever o impacto do cotidiano escolar a partir da implantação do projeto. Nosso problema de pesquisa: como o projeto impactou na vida dos alunos e das escolas contempladas? O Projeto Planeta Leitura desenvolve-se através da distribuição de um acervo para as escolas participante, promoção e formação dos mediadores através de cursos online, oficinas presenciais e um suporte impresso chamado de Guia de Orientações Didáticas para o professor. O público foram os alunos do 1º ano e 2º ano do Fundamental Anos Iniciais que receberam as maletas contendo livros do projeto organizados por ano de escolaridade. A metodologia utilizada foi bibliográfica, segundo Silva (2021) enquanto modalidade de pesquisa de caráter qualitativo, é comumente apresentada como uma revisão da literatura. O desenvolvimento do projeto enfatizou sua relevância, pois os alunos foram estimulados pela leitura e suas ramificações como: criatividade, interpretação, dramatizações e outros, devendo ser a leitura incentivada desde o momento em que a criança entra no espaço escolar, tornando-a, assim, um hábito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alessandra Tavares de Brito

    UNINORTE - Universidad Del Norte_Seduc.

     

  • Deomário Reis da Silva

    Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literatura com especialização em Coordenação Pedagógica. Mestrando em Ciências da Educação pela UNIDA - Universidad de la Integración de las Américas.

  • Vanuza Gomes dos Santos de Souza

    Graduada em Pedagogia, especialização em Gestão do Currículo e práticas pedagógicas pela Universidade do Estado do Amazonas. Mestra em Educação pela Universidade Del Norte.

  • Suellen Santos Martins

    Licenciatura em Pedagogia, especialização em Psicopedagogia. Mestra em Educação pela Universidade Del Norte.

  • Andréia Alves

    Graduada em Pedagogia, com especialização em Gestão do Currículo e práticas pedagógicas. Universidade do Estado do Amazonas. Mestra em Educação pela Universidade Del Norte.

Referências

ANDRADE, M. M. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas, 2010.

BATISTA, I. M. A leitura na Educação Infantil. Disponível em: <http://www.ijui.com/artigos/44944-a-leitura-na-educacao-infantil-por-ionara-maria-batista.html>. Acesso em: 31/05/2023.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine e MICHELETTI, Guaraciaba. Teoria e prática da leitura. In: Coletânea de textos didáticos. Componente curricular Leitura e elaboração de textos. Curso de Pedagogia em Serviço. Campina Grande: UEPB, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Artes/Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CHAMBERS, Aidan, Dime: los ninos, la lectura y la conversación. México FCE, 2007.

FERREIRO, Emilia. Com todas as letras. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

ELIAS, Vanda Maria; KOCH, Ingedore Villaça. Ler e Compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Editora Contexto, 2006.

FISCHER, Roger Steven. História da Leitura. São Paulo - SP: Editora Unesp, 2006.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FREIRE, Paulo: A importância do ato de ler: em três artigos que completam/ Paulo Freire, - 41. Ed – São Paulo, Cortez, 2001.

GARRALÓN, Ana. A arte de conversar com as crianças sobre suas leituras – Dicas para conduzir conversas sobre livros”. Revista Emília. Disponível https://revistaemilia.com.br/a-arte-de-conversar-com-as-criancas-sobre-suas-leituras/

LARROSA, Jorge. La experiência de la lectura – Estudos sobre literatura y formación. México: Fondo de Cultura Econômica, 2003.

LEFFA,Vilson J. Aspectos da leitura: editora:Sagra: DC Luzzatto,Porto Alegre 1ª ed.1996.

LENCASTRE, Leonor. Leitura: A Compreensão de Textos. Universidade do Porto: Fundação CalousteGulbenkian, 2003.

MALUF, M. R.; DOMINGUES, Simone Ferreira da Silva. Linguagem e Atribuição de Estados Mentais: Um estudo com crianças de 3 a 4 anos. Revista Peruana de Psicologia e Trabalho Social, v. 2, 2013. P.86.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e Leitura. 7 ed., Cortez, São Paulo, 2006.

PETIT, Michele. Leituras: do espaço íntimo ao público. São Paulo: Editora 34, 2013.

SILVA, Silvia Oliveira. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 91-109, 2021.

SILVA, José Aroldo da. Discutindo sobre leituras. Letras Escreve – Revista de Estudos Linguísticos e Literários do Curso de Letras-UNIFAP. Vol. 1 - Nº 1 - Janeiro a Junho de 2011.

SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica, v.9 n.52, jul./ago. 2003.

SOARES, Magda. As condições sociais da leitura: uma reflexão em contraponto. In: SOLÉ Isabel. Estratégias de leitura. 6ª ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SOARES, Magda. PRESENÇA PEDAGÓGICA • v.9 n.52 • jul./ago. 2003.

RODRIGUEIRO, Lucas. Leitura para crianças: desenvolvendo o imaginário. Julho, 2021. Disponível < https://institutolivres.org.br/leitura-para-criancas-desenvolvendo-o-imaginario/>. Acesso em: 31/05/2023.

TFOUNI, Leda V. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez. 1995.

Downloads

Publicado

25/06/2023

Como Citar

PROJETO EDUCACIONAL PLANETA LEITURA: ESTÍMULO EDUCACIONAL E UMA PORTA PARA O LETRAMENTO. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(6), e463403. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i6.3403