ACESSIBILIDADE NA ESCOLA: COMO A ARQUITETURA IMPACTA NAS APRENDIZAGENS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3543Palavras-chave:
Rampas de acesso. Projeto Arquitetônico. Acessibilidade. Escola.Resumo
Rampas, pisos táteis, corrimãos. Quando pensamos em acessibilidade escolar, a primeira coisa que vem à mente é o aspecto arquitetônico. No entanto, as condições para garantir a acessibilidade do ambiente, materiais, serviços e informações a qualquer pessoa vão além. A Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional de 1986 foi um importante passo à frente em termos de legislação sobre as formas de integração escolar. Deste modo, esta pesquisa visa apresentar a importância da acessibilidade na escola. O método utilizado na pesquisa é a revisão bibliográfica, que segundo Vergara (2000), engloba toda a bibliografia já publicada, podendo ser livros, revistas, jornais, acervos online, boletins, publicações avulsas, monografias, sites, teses etc. Conclui-se que a importância de acesso às rampas, salas especializadas para aulas de educação física e materiais flexíveis são fundamentais para a dinâmica do ensino, além das tecnologias aliadas ao processo de ensino aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL, Lei no. 13.146 de 6 de julho de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 20 de abril de 2023.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, Centro Gráfico, 1988.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.
DECLARAÇÃO DE SALAMANCA: Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais, Salamanca-Espanha, 1994.
FORTUNA, T. R. Papel do brincar: aspectos relevantes a considerar no trabalho lúdico. Revista do Professor, Porto Alegre, 2002.
MANTOAN, M.Teresa Eglér. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? como fazer? : 1ed. São Paulo: Moderna, 2003.
MONJON, D. G.; GIL, J. R. GARRIDO. Adaptaciones Curriculares. Guia para elaboración. Málaga, Espanha: Aljibe, 1995.
PIAGET, Jean; SZEMINSKA, Alina. A gênese do número da criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.
ROCHA, PIMENTEL, S. C., Mediação Pedagógica numa Perspectiva Neuropsicológica: Uma Contribuição ao Processo de Atenção às Necessidades Educacionais Especiais. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 11, n. 2, 2008.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.