TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E OUTROS RECURSOS: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3579Palavras-chave:
Tecnologias assistivas, Ensino, RecursosResumo
A implantação de recursos da comunicação alternativa na educação colabora diretamente no processo de desenvolvimento da criança além de ajudá-la quando há complicações na comunicação. As tecnologias assistivas apresentam uma extensa literatura e diversos sistemas e conjuntos de símbolos que possibilitam a comunicação de pessoas. Diante disto, este trabalho tem a finalidade de apresentar os benefícios das tecnologias assistivas como recursos de comunicação alternativa para caminhos para a inclusão. A comunicação alternativa é destinada a pessoas sem escrita e sem fala ou com alguma deficiência nestas citadas. A comunicação alternativa tem a finalidade de aumentar o repertório comunicativo que engloba as habilidades de expressão. Os recursos de comunicação são constituídos de maneiras diferentes, variando de pessoa para pessoa, levando em conta as características delas. Para tanto, a legislação brasileira foi consultada, além de revisão de literatura realizada em livros, artigos científicos e acervos online, caracterizando-se como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Tendo em vista apoiar os professores a desempenharem um papel na mais recente área de desenvolvimento de alunos com deficiência, incentivar a autonomia e a capacidade de desenvolver o potencial de cada aluno através de intervenções e adequações curriculares. Na concepção dos AEE (Atendimento Educacional Especializado), os professores podem utilizar os recursos deste tipo de serviço como forma de intervenção para facilitar e mediar o acesso ao conteúdo da sala de aula, e utilizar tecnologia assistiva para promover a aprendizagem e proporcionar aos alunos acesso adequado a as informações fornecidas em sala de aula.
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