EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO ENSINO TÉCNICO EM LIBRAS COM O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3666

Palavras-chave:

Gamificação, Formação docente, Avaliação

Resumo

Tendo em vista a necessidade de os professores aproximarem-se das novas tecnologias educacionais e tornarem suas aulas mais atrativas, a gamificação apresenta-se como uma estratégia de ensino e uma experiência motivadora por meio da aprendizagem significativa. Nesse contexto, este trabalho tem como objeto apresentar uma experiência do uso da gamificação no Ensino Técnico em Libras. Tem como objetivo geral analisar a utilização da gamificação e de jogos como estratégia de ensino com alunos do curso Técnico em Libras. Especificamente propõem-se compreender a utilização da gamificação no processo de ensino-aprendizagem; averiguar o nível de conhecimento sobre gamificação bem como sua aplicação na prática pedagógica, com foco na avaliação; e identificar os possíveis desafios enfrentados pelo aluno em formação no uso de novas tecnologias educacionais e utilização da gamificação. Para isso, a pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo, baseada na abordagem de relato de experiência do estágio Supervisionado em Computação II no processo de avaliação. Assim, optou-se como instrumento de coleta de dados o questionário aplicado aos sujeitos-participantes da pesquisa e as observações realizadas no decorrer do processo pelo pesquisador. As hipóteses levantadas foram: é possível utilizar a gamificação na formação docente? A gamificação auxilia os professores na atualização e na implementação de diferentes práticas pedagógicas? Pode aumentar o engajamento dos alunos do curso Técnico em Libras?

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Biografia do Autor

  • Darlan Rodrigues Campelo

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Franciano Antunes

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Antonio Augusto dos Santos França
    Pós-graduado em Informática na Educação pela Faculdade Única de Ipatinga. Quality Enginner na Seedz.
  • Jose Mauro Pinto da Rocha

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Jennifer Azevedo da Cruz

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

  • Gabriel Rodrigues de Medeiros

    Universidade Federal da Paraíba - UFPB.

  • Stefani Feitoza Monteiro

    Universidade do Estado do Amazonas - UEA.

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Publicado

28/07/2023

Como Citar

EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO ENSINO TÉCNICO EM LIBRAS COM O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DOCENTE. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(7), e473666. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i7.3666