A RELAÇÃO ENTRE A PARIDADE DE PREÇOS COM O MERCADO INTERNACIONAL E A POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3744

Palavras-chave:

Petrobras, Política de preços, Combustíveis, Brasil

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da modificação do modo de calcular o preço dos combustíveis pela Petrobras, compreendendo a importância do alinhamento aos preços praticados pelo mercado internacional, conhecido pela sigla PPI (Paridade de Preços Internacionais), para lucratividade da empresa e os reflexos para os acionistas. A governança corporativa da empresa é diretamente afetada pela ideologia econômica do governo federal do momento, compreender a ótica que ortodoxos e heterodoxos tem da função social e de mercado da Petrobras, e os reflexos dessas posturas para a população brasileira que tem sua cesta de consumo diretamente afetada, é também parte fundamental deste trabalho. A partir dos exemplos históricos das modificações realizadas na Petrobras e os impactos positivos e negativos gerados para o consumo das famílias, custo dos transportes, e para o custo Brasil, foram propostos os impactos da modificação anunciada em 2023 para o modo de precificação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lucas Reis Della Torre

    Estudante de Engenharia de Produção.

  • Isabella Morais de Paula

    Estudante de Engenharia de Produção na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-FAT).

  • Nicole Nogueira de Souza

    Estudante de Engenharia de Produção na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ-FAT). 

  • Ednei Duarte Rezende

    Doutorando em Engenharia de Defesa pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre em Ciências dos Materiais, Engenheiro de Produção e Técnico em Mecânica com MBA em Gestão de Projetos. Servidor Público Federal no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Especialização em Docência do Ensino Superior. Professor substituto da UERJ - FAT nas disciplinas de Gestão Financeira, Economia de Empresas e Custos Industriais. Conselheiro da Associação de Engenheiros de Volta Redonda e suplente de Conselheiro do CREA-RJ.

Referências

ABNT (2002a) NBR 10520 – Informação e Documentação – Publicação Periódica Científica - Apresentação. Associação Brasileira de Normas Técnicas, Rio de Janeiro.

GOMES, ciro. projeto nacional: o dever da esperança. 1 ed. São Paulo: Leya, 2020.

ECONOMATICA. Economatica. Site referência para extração de dados financeiros de empresas de capital aberto . [S.I.]. Economatica, 2023. Disponível em: https://economatica.com. Acesso em: 4 jul. 2023.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Ipeadata 3.0. [S.I.] Ipeadata 3.0,2023. Disponível em: www.ipeadata.gov.br/beta3/. Acesso em: 3 jul. 2023.

Maringoni, gilberto. simonsen x gudin – a controvérsia do planejamento na economia brasileira. 1ed. São Paulo: IPEA, 2012.

PESSOA, samuel. comentário ao livro “projeto nacional: o dever da esperança” de Ciro Gomes. Observatório do IBRE, Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, v. 3, mar. 2021 Disponível em: https://blogdoibre.fgv.br/sites/blogdoibre.fgv.br/files/u52/comentario_ao_livro_de_ciro_gomes_para_o_blog_03_0.pdf. Acesso em: 26 jun. 2023.

PETROBRAS . Petrobras investidores. [S.I.]. Petrobras , 2023. Disponível em: https://www.investidorpetrobras.com.br. Acesso em 3 jul. 2023.

Downloads

Publicado

09/08/2023

Edição

Seção

ARTIGOS

Categorias

Como Citar

A RELAÇÃO ENTRE A PARIDADE DE PREÇOS COM O MERCADO INTERNACIONAL E A POLÍTICA DE PREÇOS DA PETROBRAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA. (2023). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 4(8), e483744. https://doi.org/10.47820/recima21.v4i8.3744