A INCLUSÃO ESCOLAR, A EDUCAÇÃO ESPECIAL E AS NOVAS TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v4i12.4379Palavras-chave:
Inclusão. Educação. Escola. Tecnologia.Resumo
Este trabalho traz como importante meta discutir, analisar e mostrar a verdadeira importância do uso da tecnologia no campo da Inclusão, na Educação Especial, colocando-a como uma ferramenta fundamental para o auxílio do educador, contribuindo para que ele possa agenciar aos seus alunos inclusos uma educação de qualidade, ainda preocupada com as dificuldades dos portadores de necessidades específicas. A Educação Inclusiva por muito tempo não se mostrou em evidencia no Brasil, contudo, tendo em vista a modernidade, os avanços tecnológicos, e uma maior amplitude de ideias e de novos pensamentos, a apreciação de Educação Inclusiva passou a se mostrar cada vez mais presente nas unidades escolares, assim, por meio deste trabalho, busca-se destacar a Importância do uso da tecnologia no campo de Educação Especial, citando ainda os jogos eletrônicos como grande exemplo de tecnologia já usada na Educação, os quais auxiliam os estudantes portadores de necessidades específicas a chegarem a aprendizagem necessária.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre o brinquedo, a criança e a educação. São Paulo: Duas Cidades. Editora 34, 2002.
BRASIL. Decreto nº 6571. Brasília: [s. n.], 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Direito à educação: subsídios para a gestão dos sistemas educacionais – orientações gerais e marcos legais. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Brasília: Ministério da Educação, 1996.
CHAVES, E. O. C. Informática na educação: uma reavaliação. São Paulo: CEVEC, 1987. p.31.
LIMA, Robson Carlos. O uso da tecnologia na educação especial. [S. l.: s. n.], 2007. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/o-uso-da-tecnologia-na-educacao-especial/1880/#_ftn2. Acessado em: 12 set. 2023.
NÓVOA, A. Os professores: um ‘novo’ objeto da investigação educacional? In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. Porto/Portugal: Porto, 1995. p. 14-17.
SARTORETTO, Mara Lúcia; SARTORETTO Rui. Atendimento educacional especializado e laboratórios de aprendizagem: o que são e a quem se destinam. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: Acesso em 01/02/2020.
VYGOSTSKY, L.S. Pensamento e Linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.