A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE INCLUSÃO SOCIAL: UMA REVISÂO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i6.438Palavras-chave:
Educação inclusiva, Fenomenologia, Comportamento social, PsicopedagogiaResumo
O fenômeno da inclusão social tem-se debatido em meio científico nos mais diversos ramos do conhecimento, aporte legal e correntes de pensamentos norteiam fundamentações que visam explicar fragilidades, ganhos e, sobretudo, necessidades de mudanças ao acesso. Nesse contexto a dicotomia educação e família formam foco de análises em muitos estudos. Objetivou-se refletir analiticamente como ocorre a participação da família no processo de inclusão social. Utilizou-se como método o Estado da Arte em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa. Os resultados apresentam-se com produções relacionadas aos eixos temáticos foram categorizados em psicopedagogia, inclusão social, educação inclusiva, formação de professor e fenomenologia, cujas abordagens referem-se em sua maioria em pesquisas bibliográficas. Conclui-se que a relação da dicotomia família e escola tende a proporcionar melhores resultados quando da ação conjunta, uma vez que não se compreende a inclusão social de forma pontual, trata-se de uma questão complexa envolvendo múltiplos fatores de uma sociedade, sejam políticos, sociais ou culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.