SUBINDO AO CONVENTO: O DISCURSO MIDIÁTICO DOS PRESBÍTEROS DA ARQUIDIOCESE DE VITÓRIA-ES NAS FESTAS DE NOSSA SENHORA COMO PROPAGADOR DA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL NA PERSPECTIVA CATÓLICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i8.5587Palavras-chave:
Análise do Discurso. Padres. Espiritualidade.Resumo
Frente ao crescimento do número de programas de conteúdos religiosos transmitidos pelos diversos meios de comunicação social existentes hoje, está o desafio de um discurso bem elaborado que contemple o conteúdo e a forma, ambos ancorados no contexto teológico, na espiritualidade católica e na investigação acerca das temáticas que comporão o discurso a ser preparado pelo emissor, bem como na técnica interpretativa e na teatralização do conteúdo, por isso eles exploram a produção como forma de atrair a atenção do expectador. Como supõe-se que as pessoas que assistem às transmissões das missas buscam uma espiritualidade que precisa ser desenvolvida, essa investigação pretende avaliar as técnicas e a linguagem religiosa midiática do discurso espetacular dos padres da Igreja Católica Apostólica Romana de Vitória-ES, verificando em que medida essas técnicas e linguagens midiáticas favorecem a transmissão da espiritualidade numa perspectiva católica. O trabalho em tela é um estudo de caso amparado em pesquisa bibliográfica e coleta de dados audiovisuais para referenciar os dados. Entende-se que a linguagem espetacular funciona como um sistema de comunicação carregado de saberes e de acordo com cada grupo social, tanto na forma quanto no conteúdo, por isso a expressão da espiritualidade católica do emissor, poderá ser espetacularizada, seja pelo jogo de câmeras, pela entonação da fala ou pelo jogo de luzes, entre outros, neste sentido o espetáculo se ocupa de dar significado à espiritualidade.
Downloads
Referências
AMOSSY, Ruth. Da Noção Retórica de Ethos à Análise do Discurso. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si na análise do discurso: a construção do ethos. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
AMOSSY, Ruth. O Ethos na Intersecção das Disciplinas: retórica, pragmática, sociologia dos campos. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si na análise do discurso: a construção do ethos. São Paulo: Editora Contexto, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BELTRAMI, Mons. Arnaldo. Como Falar com os Meios de Comunicação da Igreja: Vicariato da Comunicação – Arquidiocese de São Paulo. Petrópolis: Vozes, 1996.
BERGE, Christa. Tensão entre os campos religioso e midiático. In: MELO, José Marques et al (Orgs). Mídia e religião na sociedade do espetáculo. São Bernardo do Campo: Metodista, 2007.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. São Paulo: eBooksBrasil.com, 2003.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
GREGOLIN, Maria do Rosário Valenise. O Acontecimento Discursivo na Mídia: metáfora de uma breve história do tempo. In: GREGOLIN, Maria do Rosário (Org). Discurso e Mídia: a cultura do espetáculo. São Carlos: Claraluz, 2003.
MELO, José Marques. Para uma Leitura Crítica da Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1985.
NOGUEIRA, Paulo Augusto de Souza. Religião e Linguagem: proposta de articulação de um campo complexo. Horizonte, Belo Horizonte, v. 14, n. 42, p. 240-261, abr./jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2175-5841.2016v14n42p240
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari. O mito no rádio: a voz e os signos de renovação Periódica. São Paulo: Annablume, 1993.
RAMOS, Luiz Carlos Ramos. A pregação na idade mídia: os desafios da Sociedade do Espetáculo para a Prática Homilética Contemporânea. 2005. 280f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2005.
USARSKI, Frank. A Geografia da Religião. In: USARSK, Frank (Org). O Espectro Disciplinar da Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.