SUBINDO A LADEIRA DO CONVENTO: ESPIRITUALIDADE E DISCURSO MIDIÁTICO ESPETACULAR DOS PRESBÍTEROS NA FESTA DA PENHA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i9.5688Palavras-chave:
Análise do Discurso. Espiritualidade. Padres.Resumo
A Festa da Penha acontece na Região Metropolitana de Vitória, estado do Espírito Santo. Durante o evento são realizadas diversas missas que atraem multidões de fiéis e cada uma dessas pessoas expressa uma determinada espiritualidade. As missas, além de presenciais, também são transmitidas on-line e por televisões locais e nacionais, fato que contribui para a espetacularização do discurso. Em tese, os discursos midiáticos estão diretamente ligados a uma espiritualidade que leva ao transcendente, entretanto, as técnicas construtivas e a necessidade de persuadir os fiéis levam a uma teatralização do conteúdo por parte dos sacerdotes, então, como supõe-se que pessoas que assistem às transmissões das missas católicas buscam uma espiritualidade que precisa ser desenvolvida, é preciso entender até que ponto o discurso espetacular dos padres da Arquidiocese de Vitória, usando uma linguagem midiática, favorecem a transmissão da espiritualidade. A pesquisa será bibliográfica e terá coleta de dados audiovisuais das missas das Festas de Nossa Senhora da Penha dos anos de 2018, 2019 e 2020. Resulta disso tudo, que a linguagem espetacular funciona como um sistema de comunicação carregado de saberes que interfere diretamente na construção da espiritualidade católica do receptor, por isso o espetáculo acaba significando a espiritualidade, ou seja, ele transforma em visível aquilo que não se vê, sendo assim, a linguagem também acaba sendo impactada.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
BELTRAMI, Arnaldo. Como falar com os meios de comunicação da igreja – Vicariato da Comunicação – Arquidiocese de São Paulo. Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. 13. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.
FOUCAULT, Michel. As Palavras e as Coisas: uma arqueologia das ciências. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MELO, José Marques. Para uma Leitura Crítica da Comunicação. São Paulo: Paulinas, 1985.
NUNES, Mônica Rebecca Ferrari. O mito no rádio: a voz e os signos de renovação Periódica. São Paulo: Annablume, 1993.
RAMOS, Luiz Carlos Ramos. A pregação na idade mídia: os desafios da Sociedade do Espetáculo para a Prática Homilética Contemporânea. 2005. 280f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.