TRANSFORMAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA PMPR: REDES SOCIAIS E NOVAS TENDÊNCIAS DIGITAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5735

Palavras-chave:

Comunicação social, Redes sociais, Polícia Militar do Paraná

Resumo

Este artigo analisa a evolução da comunicação institucional da Polícia Militar do Paraná, destacando as transformações provocadas pelo surgimento e popularização das redes sociais. O estudo apresenta como as plataformas digitais Instagram, YouTube e Facebook têm transformado a comunicação da Polícia Militar do Paraná com a sociedade, com ênfase na eficácia dessas mídias na melhoria da imagem institucional e na promoção de campanhas preventivas. Além disso, discute a necessidade de explorar novas redes sociais como TikTok e Threads para maximizar o alcance de suas ações no âmbito da comunicação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Patrik Marmaczuk

Capitão da Polícia Militar do Paraná, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Contemporâneo, Especialista em Segurança para o Trânsito, Especialista em Direito Militar, Especialista em Direito Penal e Processual Penal.

Luana Gabriela Pereira Beiger

Soldado da Polícia Militar do Paraná, Graduada em Jornalismo, Especialista em Comunicação e Marketing.

Referências

ANGRIMANI SOBRINHO, Danilo. Espreme que sai sangue: imprensa sensacionalista - uma colaboração para o estudo do jornalismo, tendo como objeto de pesquisa o jornal Notícias Populares. 1993. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

BORGES, R. S. Ficção e Realidade: as tramas discursivas dos programas de TV. 2008. Tese (Doutorado em Jornalismo) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

BRASIL, Antonio Cláudio. Antimanual de jornalismo e comunicação: Ensaios críticos sobre jornalismo, televisão e novas tecnologias. São Paulo: Senac, 2007.

CASTELLS, Manuel. O poder da comunicação. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

COSTA, Ruthy; CARVALHO, Cristiane. Jornalismo e redes sociais: novas práticas e reconfigurações. Comunicação & Informação, v. 24, 2021. Doi: 10.5216/ci.v24.62507. DOI: https://doi.org/10.5216/ci.v24.62507

DATAR E PORTAL. Digital 2024 Brasil: Informações sobre redes sociais no Brasil. [S. l.]: Datar e Portal, 2024. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2024-brazil?rq=brazil. Acesso em: 08 set. 2024.

GONÇALVES, Rodrigo dos Santos; Santos, Paulo Ricardo dos. O rádio e a influência das novas mídias. ACSA Joaçaba, v. 9, n. 2, p. 207-215, jul./dez. 2018.

PMPR. Manual de Comunicação Social da Polícia Militar do Paraná. Aprovado pela Portaria do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná nº 525, de 27 de maio de 2024. Curitiba: PMPR, 2024.

Downloads

Publicado

02/10/2024

Como Citar

Marmaczuk, A. P., & Pereira Beiger, L. G. (2024). TRANSFORMAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA PMPR: REDES SOCIAIS E NOVAS TENDÊNCIAS DIGITAIS. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105735. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5735