COMO APRESENTAR UM SEMINÁRIO? UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE COARI-AM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5741Palavras-chave:
Oficina, Metdologia, Semin´áriosResumo
Seminários são métodos de pesquisa aplicados pelos professores, com o intuito de levar os alunos a uma reflexão com perspectivas aprofundadas sobre um determinado tema, podendo ser realizado em equipe. Na perspectiva dos professores, são utilizados como métodos de ensino nas escolas, pois proporcionam aos estudantes desenvolver suas habilidades e autonomia de pesquisa, além de preparar as apresentações sobre determinado assunto determinado pelo professor, fazendo com que assumam o papel do professor durante a aula. Com o objetivo de entender o que estudantes de uma escola de ensino médio de Coari-AM pensam sobre apresentar seminários e de promover uma oficina para ajudar os estudantes na confecção e apresentação destas atividades, este projeto de intervenção foi elaborado. A metodologia é de natureza básica, com abordagem quali-quantitativa, dentro do programa residência pedagógica, onde foi feita a aplicação de questionários e a oficina. Como principais resultados, observamos que os alunos apresentam vários seminários na escola, e relatam que a maior dificuldade é falar em público. Após a oficina, os alunos relataram sentirem mais confiança. A oficina foi de suma importância, pois um método tão empregado na escola, merece preparo prévio dos alunos, e após a oficina, os alunos responderam se sentir mais preparados para futuros seminários em sua trajetória como estudantes.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processos de ensinarem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: Editora Univelle, 2004.
CAPELLATO, Patricia; RIBEIRO, Larissa Mayra Silva; SACHS, Daniela. Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem utilizando seminários como ferramentas educacionais no componente curricular química geral. Research, Society and Development, v. 8, n. 6, p. e50861090, 2019. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v8i6.1090
CARDOSO, C.; VALSASSINA, M. Arte Infantil – linguagem plástica. 2. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1998.
LIMA, Elika Fernanda Moreira; XAVIER, Lucas Augusto Gomes; DALLA Vecchia, ANIELLY. Prevalência de transtorno de ansiedade social em estudantes da graduação em saúde coletiva da universidade federal do paraná. In: II Congresso de saúde coletiva da UFPR, 2020.
PINTO, P. G. H. R. Práticas acadêmicas e o ensino universitário: uma etnografia das formas de consagração e transmissão de saber na universidade. Niterói: EdUFF, 1999.
REIS, Patricia Rodrigues dos. A incidência do medo de falar em público no curso de letras da universidade federal do norte do Tocantins Câmpus de Araguaína. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Letras, Universidade Federal do Norte do Tocantins, Araguaína, 2022.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 19. ed. São Paulo: Cortês, 1993. cap. 4, p. 59-77.
TEIXEIRA, Elisabete de Belém Guedes. Importância das oficinas. 2012. Dissertação (Mestrado) - Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, 2012.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2024 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.