COMO APRESENTAR UM SEMINÁRIO? UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE COARI-AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5741

Palavras-chave:

Oficina, Metdologia, Semin´ários

Resumo

Seminários são métodos de pesquisa aplicados pelos professores, com o intuito de levar os alunos a uma reflexão com perspectivas aprofundadas sobre um determinado tema, podendo ser realizado em equipe. Na perspectiva dos professores, são utilizados como métodos de ensino nas escolas, pois proporcionam aos estudantes desenvolver suas habilidades e autonomia de pesquisa, além de preparar as apresentações sobre determinado assunto determinado pelo professor, fazendo com que assumam o papel do professor durante a aula. Com o objetivo de entender o que estudantes de uma escola de ensino médio de Coari-AM pensam sobre apresentar seminários e de promover uma oficina para ajudar os estudantes na confecção e apresentação destas atividades, este projeto de intervenção foi elaborado. A metodologia é de natureza básica, com abordagem quali-quantitativa, dentro do programa residência pedagógica, onde foi feita a aplicação de questionários e a oficina. Como principais resultados, observamos que os alunos apresentam vários seminários na escola, e relatam que a maior dificuldade é falar em público. Após a oficina, os alunos relataram sentirem mais confiança. A oficina foi de suma importância, pois um método tão empregado na escola, merece preparo prévio dos alunos, e após a oficina, os alunos responderam se sentir mais preparados para futuros seminários em sua trajetória como estudantes.

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Biografia do Autor

Gabriela Nascimento Pontes

Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Fernando Albuquerque Luz

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

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Publicado

09/10/2024

Como Citar

Nascimento Pontes, G., & Albuquerque Luz, F. (2024). COMO APRESENTAR UM SEMINÁRIO? UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE COARI-AM. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 5(10), e5105741. https://doi.org/10.47820/recima21.v5i10.5741