APRENDENDO A SEGUNDA LEI DE NEWTON ATRAVÉS DO PHET
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6454Palavras-chave:
Simulador PhET. Aprendizagem Significativa. 2ª Lei de Newton.Resumo
O presente estudo investiga a eficácia do simulador PhET no ensino da 2ª Lei de Newton para alunos do 1º ano do ensino médio. Conduzido na Escola Estadual de Tempo Integral em Coari-AM, a pesquisa comparou duas metodologias: uso do PhET (Turma A) e abordagem expositivo-dialogada (Turma B). Os resultados mostram que ambas foram eficazes, mas com benefícios distintos: o PhET facilitou a visualização de conceitos abstratos, promoveu autonomia e melhor desempenho prático, enquanto a abordagem tradicional reforçou a compreensão teórica e conceitual. A análise indica que o uso combinado das duas estratégias pode proporcionar um aprendizado mais completo e significativo. Fundamentado nas teorias da Aprendizagem Significativa de Ausubel, no Construtivismo e nas metodologias ativas, o estudo destaca a importância da mediação docente e da infraestrutura tecnológica adequada. Recomenda-se a adoção de modelos híbridos e formação contínua de professores para integrar recursos digitais ao ensino. A pesquisa contribui especialmente em contextos com limitações estruturais, como o interior do Amazonas, evidenciando o potencial dos simuladores como alternativa viável à experimentação tradicional, promovendo inclusão e aprendizagem científica crítica.
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