TEA E DIAGNÓSTICO PRECOCE NO BRASIL: DESAFIOS NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE

Autores

  • Maria Luisa Celanti Prando
  • Kemile Albuquerque Leão

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6539

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista; Diagnóstico Precoce; Autismo Infantil; Atenção Primária à Saúde.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta sinais precoces que permitem diagnóstico ainda na infância, essencial para intervenções eficazes. No Brasil, porém, persistem desafios que dificultam esse processo. Este estudo realizou uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2013 e 2024 nas bases SciELO e PubMed, visando identificar os principais entraves ao diagnóstico precoce. Os resultados apontam a falta de capacitação de profissionais da atenção básica, escassez de protocolos padronizados, desconhecimento familiar sobre sinais iniciais e desigualdade no acesso aos serviços especializados como os principais obstáculos. Conclui-se que é necessário investir em políticas públicas, formação profissional e estratégias de triagem precoce, especialmente na atenção primária, para garantir um diagnóstico mais ágil e equitativo às crianças com TEA.

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Biografia do Autor

  • Maria Luisa Celanti Prando

    Faculdade Dinâmica.

  • Kemile Albuquerque Leão

    Graduada em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas e em Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Docente da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga (FADIP). Faculdade Dinâmica.

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Publicado

03/07/2025

Como Citar

TEA E DIAGNÓSTICO PRECOCE NO BRASIL: DESAFIOS NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE. (2025). RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 6(7), e676539. https://doi.org/10.47820/recima21.v6i7.6539