REFLEXÕES DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i2.1109Palavras-chave:
Teste. Ensino de Matemática. Alunos. Sentidos.Resumo
O objetivo deste texto é apresentar os resultados de uma investigação que analisou a avaliação da aprendizagem em sala de aula a partir dos discursos dos alunos. Nesta pesquisa, participaram os alunos da disciplina de ensino de matemática, do curso de pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior-IES, na cidade de Fortaleza-Ceará. Na análise dos instrumentos avaliativos - a prova didática (exame), foi utilizado um diário de campo (nas observações dos alunos e professores) e um questionário (na análise dos instrumentos avaliativos - a prova didática (exame). Constatamos que os alunos, agregam à avaliação em contexto de sala de aula, o sentido de instrumento de poder para aprovação ou reprovação, e apresentam aversão ao exame, portanto entendemos isso como um aspecto revelador e, nesse sentido, queremos promover um debate sobre como e por que avaliar e o sentido formativo que a avaliação deve ter em contexto de sala de aula.
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