A REESTRUTURAÇÃO DO PROGRAMA COLETA SELETIVA DE FOZ DO IGUAÇU E OS IMPACTOS NA QUALIDADE DE VIDA E TRABALHO DOS CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS COOPERADOS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i2.121Palavras-chave:
Catadores de Materiais Recicláveis, Coleta Seletiva, Qualidade de vida, SustentabilidadeResumo
Em 2018 a Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR assumiu a operação do Programa Municipal de Coleta Seletiva de Resíduos Recicláveis, dando início a uma reestruturação no Programa com auxílio de investimentos feitos por parceiros. Através das análises teóricas bibliográficas, consulta documental e observação direta intensiva em dois centros de triagem o presente artigo tem o objetivo específico descrever como era o processo de coleta de materiais recicláveis na cidade antes da criação da Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu. Analisar quais motivações levaram a participação da prefeitura no Programa e como isso influenciou no processo da coleta seletiva na cidade. Identificar se a reestruturação do Programa gerou impactos e quais na qualidade de vida e no trabalho dos catadores cooperados. As análises do artigo demonstram às mudanças ocorridas e percebidas na vida e no trabalho dos catadores de materiais reciclados, ao longo do tempo e das transformações no Programa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.