LEIS, NORMAS E TIPOLOGIAS: LIVROS ACESSÍVEIS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA SENSORIAL
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i4.1322Palavras-chave:
normas, leis, tipologiasResumo
O objetivo desse trabalho é trazer informações, por meio de uma pesquisa bibliográfica, sobre os tipos de produção técnica de livros para pessoas com deficiência visual (cego e baixa visão) e auditiva. Como também, a importância das Leis no decorrer dos anos como meio de assegurar os direitos da pessoa com deficiência na adaptação de livros didáticos e paradidáticos fidedignos aos originais com o intuito de incluí-los no mesmo patamar de ensino e aprendizado de uma pessoa sem deficiência.
Downloads
Referências
ABREU, Elza Maria de Araújo Carvalho et all. Braille? O que é isso? 1ª ed. São Paulo. Fundação Dorina Nowill para cegos. 2008.
BAIRRO, Catiane Colaço de. Livro didático: um olhar nas entrelinhas da sua história. Disponível em www.histedbr.fae.unicamp.br/acer_histedbr/.../Cj5GgE6L.doc.
BASBAUM, Sérgio Roclaw. Sinestesia, arte e tecnologia- fundamentos da cromossomia. São Paulo. Ed. Annablume FAPESP, 2002. 182p.
BRASIL. Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998. Altera, atualiza e consolida a legislação
sobre direitos autorais e dá outras providências. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. Lei no 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.753.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos cegos e de alunos com baixa visão. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.
BRASIL. MEC. Orientações para implementação da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17237-secadi-documento-subsidiario-2015&Itemid=30192. Acesso em: 09 de março de 2022.
BRASIL. A consolidação da inclusão escolar no Brasil 2003 a 2016. Nota técnica Nº 51 / 2012 / MEC / SECADI / DPEE. Disponível em: https://inclusaoja.files.wordpress.com/2016/05/a-consolidac3a7c3a3o-da-inclusc3a3o-escolar-no-brasil-2003-a-2016.pdf. Acesso em: 11 de março de 2022.
BRASIL. Portaria nº 1.372, de 16 julho de 2019. A Comissão Brasileira de Braille. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.372-de-16-de-julho-de-2019-196326075 Acesso em: 10 de março de 2022.
_____. Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2005.
______. Decreto nº 9.099 de 18 de julho de 2017. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/D9099.htm. Acesso em: 09 de março de 2022.
______. Decreto nº 10.645, de 11 de março de 2021. Regulamenta o art. 75 da Lei nº 13.146, de 6 julho de 2015, para dispor sobre as diretrizes, os objetivos e os eixos do Plano Nacional de Tecnologia Assistiva. Acesso em: 09 de março de 2022.
JESUS, Patrícia Silva de. Livros sonoros, audiolivro, audiobook e Livro Falado. 2011.
Disponível em: http://www.bengalalegal.com/livros-sonoros. Acesso em: 10 de março de 2022.
FONSECA, Grasielle Lopes Menezes da; LIMA, Neuza Rejane Wille. Acessibilidade Informacional à Pessoa com Deficiência Visual através do Livro Falado. Revista Informação na Sociedade Contemporânea, v. 4, p. e21761, 10 nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/informacao/article/view/21761 Acesso em: 10 de março de 2022.
_______.MEC. Nota técnica Nº 58 / 2013 / MEC / SECADI / DPEE. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13294-nt58-orient-livrodid-dig-acess-mecdaisy&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 11 de março de 2022.
RAMOS, C. R. Livro Didático Digital em Libras: uma proposta de inclusão para Estudantes Surdos. Revista Virtual de Cultura Surda, Rio de Janeiro, v 11, p. 1-11, 2013.
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado- Deficiência Visual. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado. SEESP / SEED / MEC. Brasília/DF – 2007.
Tederixe, Lisânia Cardoso; Souza, Cristina Silva Ribeiro de. (2021). Oficina de livro tátil: uma proposta de capacitação de professores por meio do ensino remoto durante a pandemia. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(7), 1104–1119. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1752. 11 de março de 2022.
TEDERIXE, Lisânia Cardoso. Livro tátil: possibilidades de ensino e aprendizado da criança cega. 2019. 83 fl. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão). Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2019
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.