O ENVELHECER CONTEMPORÂNEO: PERCEPÇÕES DE CUIDADORES DE IDOSOS EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.143Palavras-chave:
Envelhecimento Humano, Cuidadores de Idosos, Pessoa Idosa, Formação ProfissionalizanteResumo
O objetivo deste estudo é conhecer alguns aspectos sobre o envelhecimento contemporâneo a partir das percepções de estudantes de um curso profissionalizante em cuidador de idosos. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Os participantes da pesquisa foram seis estudantes de um curso profissionalizante de cuidador de idosos no interior do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. O instrumento de pesquisa foi à aplicação de um questionário e a análise dos dados seguiu aproximações com a Análise de Conteúdo. Os resultados indagam sobre o envelhecer enquanto processo vital físico e mental da população, fazendo com que os participantes indiquem o cuidado como necessário para o gerenciamento profissional deste indivíduo. Observou-se ainda o papel da comunidade da construção de um envelhecimento único e intransferível, sendo o mesmo espaço de ocorrência de negligências pela falta de fiscalização para o cumprimento dos direitos da pessoa idosa. Dessa forma, esta pesquisa reafirma os papeis da pessoa idosa, da sociedade e do Estado na construção de um envelhecimento saudável e que preserve a dignidade humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.