O ENSINO DA LITERATURA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1499Palavras-chave:
Literatura, Ensino Médio, Formação, Leitor, CidadãoResumo
O artigo objetiva dar visibilidade à necessidade de uma maior atenção ao Ensino da Literatura no Ensino Médio, ressaltando assim a importância do exercício da leitura na escola, bem como o ensino da Literatura para a formação do leitor e cidadão crítico, não deixando de citar a importância de seu meio de convivência fora do ambiente escolar, evidenciando que, mesmo com a presença de artigos tecnológicos tanto na escola quanto fora dela, o espaço à leitura deve estar reservado e haver estratégias para o seu maior aproveitamento. Com base em estudiosos da Literatura como Rildo Cosson (2006), Jauss (1994), Antônio Cândido (2011; 2017), Magda Soares (2017), dentre outros, constrói-se um diálogo tendo como foco o peso de uma educação literária humanizadora e focada na formação da cidadania do indivíduo que colabora para o desenvolvimento da sensibilidade, da concentração, dos aspectos cognitivos e linguísticos, do exercício da imaginação, além, de beneficiar o caminho aos diferentes saberes sobre a cultura de povos e lugares desconhecidos, seja do universo fictício ou real.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. Scipione, São Paulo, 2012.
ALVES, Rubem. Gaiolas ou Asas – A arte do voo ou a busca da alegria de aprender. Porto, Edições Asa, 2004.
BARTHES, Roland. A aula. São Paulo: Cultrix, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ensino Médio. Ministério da Educação. 2018.
BRASIL, Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Brasília, 2009.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 2004, pp.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.
CANDIDO, Antonio. A literatura como direito do ser humano. Disponível em: http://homoliteratus.com/antonio-candido-o-direito-humano-literatura.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006b.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo. Contexto, 2016.
ECO, U. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2000.
FRANTZ, Maria Helena Zancan. O ensino da literatura nas séries iniciais. 3 ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2001. Coleção Educação.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. 1° ed. São Paulo: Moderna, 2003.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Tradução Eric Nepomuceno. Porto Alegre: Editora L&PM, 1997.
IPIRANGA, Sarah. O papel da Literatura na BNCC: Ensino, leitor, leitura e escola. UECE, 2019.
JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.
MARTINS, Ivanda. A leitura no ensino médio: quais os desafios do professor?. In: BUNZEN, Clécio. MENDONÇA, Márcia (orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 83-102.
PETIT, Michèle. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Trad. Cecília Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2013.
PIGLIA, Ricardo. A leitura de ficção. Trad. De Josely Vianna. São Paulo: Iluminuras, 1994. (O laboratório do escritor).
PRADO, Maria Dinorah Luz do. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis: Vozes, 1996.
PINHEIRO, Hélder. Práticas de língua e literatura no ensino médio: Olhares diversos, múltiplas propostas. Soélis Teixeira do Prado Mendes, Patrícia Aparecida Beraldo Romano (org.). Campina Grande: Bagagem, 2012.
RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das Competências: Autonomia ou Adaptações? 3.ª ed. – São Paulo: Cortez, 2006.
RANGEL, E. O.; ROJO, R. H. R. Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. V.19.
SILVA, Vera Maria Tietzmann. Literatura infantil brasileira: um guia para professores e promotores de leitura. 2. Ed. Goiânia: Cânone Editorial, 2009.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7. ed. São Paulo. Contexto, 2017. E-book.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6.ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998, p. 41-42.
TODOROV, T. La littérature en péril. Paris: Flamarion, 2007. [Ed. br. A literatura em perigo. Trad. C. Meira. São Paulo: Difel, 2009]
VINCENT, Jouve. Por que estudar Literatura?. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
YUNES, Eliana. Nas trapaças do leitor. In: ______. Pelo Avesso: a Leitura e o Leitor. Curitiba: UFPR, 1995.
ZILBERMAN, Regina, A leitura e o ensino da literatura. São Paulo: Contexto,
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.