INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO DE UM SOFTWARE EDUCATIVO NA EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA DE ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1559Palavras-chave:
Tecnologia Educativa, Língua Inglesa, Software Educativo, Ensino-aprendizadoResumo
Este estudo tem como objetivo analisar o grau de influência da aplicação de um software educativo na eficiência e eficácia da aprendizagem da língua inglesa de alunos dos Cursos Técnicos Concomitante e/ou Subsequente no Campus Teresina Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), envolvendo os cursos de Eletrotécnica e Refrigeração/HVAC - Climatização. O estudo aborda a concepção de inclusão digital utilizando um software educativo que facilite o ensino aprendizagem no contexto do ensino de inglês. Sendo um estudo experimental, a base do estudo é a abordagem quantitativa. A metodologia é do tipo descritivo, a abordagem quantitativa, o enfoque é experimental porque tem o propósito de manipular ou controlar variáveis. Foi realizada uma produção, que foi testada e analisada no processo ensino-aprendizagem. A população é de 40 alunos. Na análise estatística de dados, os testes usuais são: 1) Teste t para grupos independentes; teste X2 com dois grupos independentes e teste U de Mann-Whitney. A utilização do site English Software, que foi criado objetivando melhorar o ensino-aprendizagem, impulsionou o aprendizado da Língua Inglesa (LI) e, ao mesmo tempo, favoreceu mais motivação e interatividade entre os alunos e os conhecimentos aprendidos, dando assim êxito aos objetivos propostos dentro do contexto alvo e a confirmação da hipótese alternativa.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora. 2011.
ALCANTARA, P. R.; IRALA, E.A. F.; TORRES, P. L. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 4, n.13, p.129-145, 2004.
ALMEIDA, M. E. B.; PRADO, M.E.B. Criando situações de aprendizagem colaborativa, In: 23º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Campinas, 2005.
BEYANS, R. A guide to experimental design. Atualizado em 20 de outubro de 2021. 2019. Disponível em: https://www.scribbr.com/methodology/experimental-design/. Acesso em: 19. jan.2022.
CASTELLS, M. Communication Power. New York: Oxford University Press, 2009.
CHAVES, E. O. C. O computador na educação. 2004. Disponível em: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/funteve.htm. Acesso em: 05 jan. 2022.
COCHINEAUX, P.; WOOT, P. Moving Towards a Learning Society. A CRE-ERT Forum Report on European Education. 1995.
DARSIE, M. M. P. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de aprendizagem. Cuiabá: UNICIÊNCIAS, 1999.
GIUSTA, A. S. Concepções de Aprendizagem e Práticas Pedagógicas. Belo Horizonte. EDUC.REV. v.1, p. 24-31, 1985.
KAUARK, F.S.; MANHÃES, F. C.; MEDEIROS, C. H. Metodologia da Pesquisa: Um Guia Prático. Bahia: via Litterarum, 2010.
LIGO, Alexandre K.et al. Relationship among State Reopening Policies, Health Outcomes and Economic Recovery through First Wave of the COVID-19 Pandemic in the U.S. Plos One 16. nº. 11: e0260015.2021. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0260015. Acesso em: 05 jan. 2022.
LOPEZ, M. G. Jogos na Educação. São Paulo: Cortez, 2011.
MAIA, Á. A. Metodologia Científica: pensar, fazer e apresentar cientificamente. Imperatriz, MA, 2010.
MORIN. E. Les Sept savoirs nécessaires à l'éducation du futur, Le Seuil. Em português: Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2012
NAKASHIMA, Rosária Helena Ruiz; AMARAL, Sérgio Ferreira do. A Linguagem Audiovisual da Lousa Digital Interativa no Contexto Educacional. Campinas: Artigos de Pesquisas em Educação, Comunicação e Tecnologia (ETD – Educação Temática Digital), 2006.
OLIVEIRA, E.; VILLARDI, R. Tecnologia na educação – Uma Perspectiva Sócio Interacionista. Rio de Janeiro: Editora Dunya, 2005.
PELLANDA, N. M. C.; GORCZEVSKI, D. Projeto Capilaridade: uma experiência com jovens em situação de vulnerabilidade social. In: Pellanda, N. M. C.; Schlünzen, E. T. M.; Schlünzen, K. (Org.). Inclusão digital: tecendo redes afetivas/cognitivas (pp.145-161). Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
PERALES Veja, E. Diseño de grupos aleatorios. 2018. Disponível em: https://es.scribd.com/presentation/395124872/Disenos-de-Grupos-Aleatorios. Acesso em: 07 jan. 2022.
SILVA, M.; SANTOS, E. (orgs). Avaliação da aprendizagem em educação online. São Paulo: Loyola, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.