ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE DE MUICHI NA TOMADA DE DECISÃO SOBRE A GESTÃO DOS RECURSOS FLORESTAIS NO DISTRITO DE NIPEPE, NORTE DE MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1636

Palavras-chave:

Organização comunitária, Tomada de decisão, Recursos florestais

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido na província do Niassa, Distrito de Nipepe, especificamente na comunidade de Muichi com o objetivo de avaliar o envolvimento da comunidade local na tomada de decisão sobre a gestão de recursos florestais. Desta feita, para responder ao objetivo de estudo, foram entrevistadas 109 respondentes sendo: autoridades tradicionais (3), membros de comités de gestão de recursos naturais (5), membros da comunidade (95), representantes do sector privado (03) e de ONG’S (3).  Os dados foram obtidos através do uso da amostragem não probabilística bola de neve ou snowball sampling, foram empregues técnicas como o inquérito por questionário, entrevistas semiestruturadas, conversas informais, registos institucionais ou análise documental e observação direta em campo. Os dados foram analisados no programa Microsoft Excel 2019 e a IBM SPSS Statistics 26, tendo como base a análise de conteúdos e coincidência de padrões que consistem em agrupar as respostas similares dos entrevistados em suas correspondentes categorias de informação e explicar as diferenças de modo que sejam tiradas as conclusões. Observou-se que a comunidade possui um baixo nível de controle sobre os recursos Florestais, e a sua participação no processo de tomada de decisão tem sido limitado devido a fatores como: a não representatividade da comunidade nos conselhos consultivos distritais, a falta de recursos financeiros, sendo que a falta de recursos humanos para auxílio no processo de fiscalização tem sido o fator que mais cria dificuldade no processo de fiscalização dos recursos Florestais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Amândio Castro de Andrade

Associação Moçambicana para o Desenvolvimento Rural Sustentável

Diolene Francisco Ali

Centro de Aprendizagem e Capacitação da Sociedade Civil

Yurissan Das Nuros António Muachapeu

Universidade Lúrio-Faculdade de Ciências Agrarias

Isolda Rosalina Ilídio Chuva Tamele

Universidade Eduardo Mondlane-Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal

Referências

ACTUAR - Associação Para Cooperação e o Desenvolvimento. Integração de Uma Abordagem de Gênero na Gestão de Recursos Hídricos e Fundiários (Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor Leste). Coimbra, 2010.

ARNSTEIN, S.R. A ladder of citizen participation. Journal of the American Institute of Planners, v.35, n.4, p.216- 224, 1969.

ANTÔNIO, S. A, Avaliação do sistema de gestão dos recursos naturais e a participação das comunidades locais no processo de tomada de decisão nos posto administrativo de Macaloge e Matchedje no distrito de Sanga, Niassa, 2016.

BILA, A. Estratégia para fiscalização participativa de florestas e fauna bravia. Maputo: DNFFB/FAO, 2005, 42p.

CHAMBULE, E E (2007). Levantamento e analise de conflitos na gestão de recursos naturais turísticos: Estudo de casa: Ponta de Ouro Província de Maputo.

CHIPANGA, H.B. Envolvimento das comunidades locais na tomada de decisões sobre os recursos florestais: Estudo de caso de Mucombezi, Nhamatanda. Monografia. Universidade Eduardo Mondlane, 2005.

DOMINGOS, A. O Papel das comunidades na cogestão de recursos florestais no distrito de Chibabava - província de Sofala (2010-2015). Revista de Ciências Sociais e Filosóficas, v.6, n.11, p.109-131.

INICIATIVAS PARA TERRAS COMUNITARIAS. Auditoria de gênero: Mozambique/files/pics/d128227.pdf. Acesso em: 20/03/2022.

MANJATE, M. J. Categorização de Conflitos na Utilização dos Recursos Naturais na Reserva Nacional do Niassa. Monografia. Universidade Lúrio, 2013.

MASSUQUE, J.Z. Análise do processo de gestão dos recursos naturais duma área protegida contendo populações humanas. Estudo de caso: Reserva Nacional do Niassa, Monografia. Universidade Lúrio, 2013.

MATAKALA, P., MUSHOVE, P. 2001. Arranjos institucionais param o maneio comunitário dos recursos naturais (MCRN): perfis e análise de 42 iniciativas de MCRN em Moçambique.

DNFFB. Maputo. 142 p.p.

MITADER. Inventario Florestal Nacional. Report, n. 41, p. 180, 2018.

MURPHEE, M. W. United Communities as Resource Management Institutions. Gatekeeper series No36 Institute for Environment and Development. London.

NARCISO, A. C. (2004). A Participação Comunitária nos cuidados de Saúde Primaria: a percepção dos utentes. Monografia de Licenciatura em Desenvolvimento Comunitário e Saúde

Mental. Lisboa: ISPA.

NETO, A. A. H & STEIN, C. E; (2015). Uma abordagem dos testes Não-Paramétricos com utilização do Excel. São Paulo.

ORAM. Documento de apresentação na reunião nacional sobre delimitação de terras comunitárias. Maputo. 2010. Disponível em: https://www.open.ac.uk/technology/mozambique/sites/www.open.ac.uk.technology.

RIBEIRO, A. et al (2009). atividades dos recursos naturais na Zambezia, Prodeza, Zambezia.

SERRA, C.M, Impato da exploração Florestal no desenvolvimento das comunidades na Província de Nampula-OMR-Observatório do meio rural destaque rural no junho de 2014.

Downloads

Publicado

06/07/2022

Como Citar

de Andrade, A. C. ., Ali, D. . F., Muachapeu, Y. D. N. A., & Tamele , I. R. I. C. . (2022). ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE DE MUICHI NA TOMADA DE DECISÃO SOBRE A GESTÃO DOS RECURSOS FLORESTAIS NO DISTRITO DE NIPEPE, NORTE DE MOÇAMBIQUE. RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(7), e371636. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1636