EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – USOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i7.1710Palavras-chave:
Educação e Tecnologia para o ensinoResumo
O presente estudo busca fazer uma reflexão sobre os recursos tecnológicos oferecidos hoje, e seus impactos nas instituições de ensino e na vida do professor e dos alunos. Cada vez mais os recursos digitais são encarados como ferramentas de trabalho e de crescimento pessoal e profissional. Faz-se necessário que a escola e o professor estejam preparados para enfrentar esses novos desafios. Os novos recursos tecnológicos, usados pedagogicamente pelos docentes, irá contribuir eficazmente para uma aprendizagem inovadora. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é apresentar os usos e possibilidades das tecnologias para o ensino aprendizagem.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. E. B.; VALENTE, J. A. Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? 1 ed. São Paulo, Paulus, 2011.
ALVES, J. C. R.; FERREIRA, M. B. COVID-19: REFLEXÃO DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NO COMBATE AO DESCONHECIDO. Enferm. Foco Enferm. Foco 2020.
ALVES N; GARCIA, R, O.; BOING, L. A. Os sentidos do trabalho de professores itinerantes. Tese de doutorado em Educação. Universidade Católica, RJ, 2008.
BOSSA, N. A. A Psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da prática. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
COSTA, S. M. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
DORIGONI, G. M. L.; DA SILVA, J. C. Mídia e Educação: o uso das novas tecnologias no espaço escolar. v. 10, 2013.
FERREIRA, M. J. M. A. Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB, 2014.
PIAGET, J. O nascimento da inteligência da criança. Editora Crítica: São Paulo, 1986.
RODRIGUES, D. Questões preliminares sobre o desenvolvimento de políticas de Educação Inclusiva. Inclusão – Revista de Educação Especial, v. 4, n. 1, 2008.
SILVA, M. N., e MACHADO, M. H. (2020). Sistema de saúde e trabalho: desafios para enfermagem no Brasil. Rev. Ciência & Saúde coletiva, 20 de dezembro de 2019.
SOUSA, A., OLÍMPIO, A., e CUNHA, C. l. Enfermagem em contexto de pandemia no brasil: docilidade dos corpos em questão. Rev.Enfermagem em foco, 2020.
SOUSA, A., OLÍMPIO, A., e CUNHA, C. l. Enfermagem em contexto de pandemia no brasil: docilidade dos corpos em questão. Rev.Enfermagem em foco, 2020
WEISS, M. L. L. Psicopedagogia Clínica: uma Visão Diagnóstica, 2ª edição, Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
WERTHEIN, J. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a09v29n2.pdf Acesso em 20 de maio de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.