ENSINO HÍBRIDO: POSSIBILITANDO A INCLUSÃO EM SALA DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1748Palavras-chave:
Escolas. Ensino-aprendizagem. InclusãoResumo
Esta pesquisa apresenta o ensino híbrido como uma possibilidade de promover a inclusão em sala de aula, pois a adoção de uma postura mais democrática para estimular os alunos a atuarem com independência é outra opção para haja sucesso no processo de ensino-aprendizagem. Isso porque, ao invés de marcar as diferenças, como por exemplo, aspectos negativos ou mesmo obstáculos, são vistos como aliados no processo de construção do conhecimento. Com base nessa premissa, apresentar-se-á o conceito de ensino híbrido. Logo, um breve histórico do ensino híbrido, tentando delimitar o que pode ser considerado uma metodologia de ensino, será exposto. Por fim, analisar-se-á os desafios e contribuições associados à escolha desse método de ensino, especialmente no contexto das escolas do Brasil. Para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas de cunho qualitativo e caráter descritivo.
Downloads
Referências
Almeida, M. E. B, & Valente, J. A. (2011). Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes? 1 ed. São Paulo, Paulus.
Andrade, M. M. (2010). Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo, SP: Atlas.
Arantes, V. (2011). Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. São Paulo: Summus.
Bacich, L, & Tanzi N. A, & Trevisani, F. M. (2015). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
Barros, A. J. S, & Lehfeld N. A. S. (2007). Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Christensen, C. M, & Horn, M. B, & Staker, H. (2013). Ensino híbrido: uma inovação disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. [S. l: s. n].
Duartes, N. (2010). O Debate Contemporâneo das teorias Pedagógicas. São Paulo: Cultura Acadêmica.
Faria, E. T. (2004). O professor e as novas tecnologias. Ser professor, v. 5.
Ferreira, M. J. M. A. (2014). Novas tecnologias na sala de aula. Monografia do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares. Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Departamento da PROEAD, Sousa, PB.
Kenski, V. M. (2007). Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus.
Masetto, M. T. (2000). Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus.
Moran, J. (2015). Educação Híbrida: Um conceito-chave para a educação, hoje. In: Bacich, L, & Neto, A. T, & Trevisani, F. M. (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.
Novais, I. A. M. (2017). Ensino Híbrido: estado do conhecimento das produções científicas no período de 2006 a 2016. 140 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá.
Rodrigues, E. F. (2016). Tecnologia, Inovação e Ensino de História: o Ensino Híbrido e suas possibilidades. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de História, Universidade Federal Fluminense, Niterói.
Schneider, F. (2015). Otimização do espaço escolar por meio do modelo do ensino híbrido. In: Bacich, L, & Tanzi, N. A, & Trevisani, F. M. (Org.). Ensino Híbrido –personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso.
Tori, R. (2010). Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Editora Senac São Paulo.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas.
Valente, J. A. (2014). Blended Learning e as mudanças no Ensino Superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.