ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v2i3.175Palavras-chave:
Aprendizagem Significativa Alfabetização, Letramento, Educação InfantilResumo
Atualmente nas escolas do Brasil, encontramos um grande problema ao se tratar da precariedade da alfabetização, pois se percebe que muitas pessoas já escolarizadas são consideradas analfabetas funcionais, e que não são capazes de compreenderem o que leem. Entretanto, através da realidade encontrada nas escolas, é fundamental que os professores possam compreender o que é alfabetização e o que é letramento, para assim poderem desenvolver melhor a sua prática pedagógica, sempre visando uma alfabetização significativa. (MOREIRA, 1993) Logo, o presente texto é resultado de uma pesquisa bibliográfica sobre alfabetização, e um dos principais objetivos é expressar os significados do processo de alfabetização e do processo de letramento, procurando explicitar a especificidade de cada um e a importância da conciliação entre ambos, além de propor uma reflexão entre teoria e prática educacional de se alfabetizar letrando. A Alfabetização e o Letramento caminham juntos, e considera-se um repensar da aquisição da língua escrita, baseado no alfabetizar letrando, que não deve ser trabalhado de maneira independente na realidade da Educação Infantil, já que é fundamental para a vida, a formação e o desenvolvimento do ser humano, em qualquer idade. (GARCIA, 1998)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.