PREVALÊNCIA DA DIABETES MELLITUS DO TIPO 2 EM PACIENTES ATENDIDOS NO HOSPITAL GERAL DO BENGUELA -0 ANGOLA DURANTE OS MESES DE OUTUBRO DE 2018 A OUTUBRO DE 2019.
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1761Palavras-chave:
Diabetis Mellitus, Hiperglicemia, Insulina.Resumo
O Diabetes Mellitus (DM) é um distúrbio crónico de etiologia múltipla caracterizado pelo comprometimento do metabolismo da glicose, resultando em uma hiperglicemia crónica, devido a uma deficiência absoluta ou relativa da secreção de insulina e/ou redução de sua eficácia biológica. Nas ltimas décadas, DM tem se tornado um sério e crescente problema de saúde pública em todo o mundo devido ao aumento de sua prevalência, morbilidade e mortalidade. Do ponto de vista epidemiológico, é uma das síndromes metabólicas mais frequentes. Objectivo : O presente estudo avaliou a prevalência da Diabetes Mellitus do Tipo 2 no Hospital geral de Benguela. Meteriais e Métodos : Para colecta de dados utilizou-se um questionário inclusos os factores de risco para doenças cardiovasculares, conhecimento da doença, e uma balança para verificação do peso, livro de registo do Laboratório de Análises Clinicas (LAC) para a obtenção dos dados dos resultados de glicemia, triglicerídeos e colesterol. Resultado e Discursão: O resultado mais relevante deste trabalho foi observado no mês de Outubro de 2019, pela quantidade de pacientes que visitaram o Laboratório para fazer exames, olhamos pelo número de pacientes (n= 923) e com 275 casos de diabetes diagnosticado neste mês.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Araújo, R. B. et al. Avaliação do cuidado prestado a pacientes diabéticos em nível primário. Revista de Saúde Publica, São Paulo, v.33, n.1, p.24-32, fev. 1999.
Assunção, M. C. F.; SANTOS I. S.; GIGANTE D. Atenção primária em diabetes no Sul do Brasil: estrutura, processo e resultado. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 35, p. 88-95, 2001.
Assunção, M. C. F.; SANTOS I. S.; COSTA, J. S. D. Avaliação do processo de atenção médica: adequação do tratamento de pacientes com diabetes mellitus, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.18, n.1, p.205-211,2002 101
Carmo, E. H.; BARRETO, M. L.; SILVA JR, J. B. Mudanças nos padrões demorbimortalidade da população brasileira: os desafios para um novo século.
Carvalho, J. A. M.; GARCIA, R. A. O envelhecimento da população brasileira: um enfoque demográfico. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 724 – 733, 2003.
Castro, J. L. Dilemas e perspectivas do emprego no sistema único de saúde. Disponível em: <http://www.observatorio.nesc.ufrn.br/arquivos_enviados>. Acesso em: 12 de dez. 2006.
Gomes, M. B. ; et al. Prevalência de sobrepeso e obesidade em pacientes com Diabetes Mellitus do tipo 2 no Brasil. Arq. Bras. Endocrinol. Metab. v. 50 n. 1 São Paulo fev. 2006.
Grosso, J. L. et al. Diabetes Melito: Diagnóstico, Classificação e Avaliação do Controle Glicêmico. Arquivo Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia. V. 46,n. 1, Fevereiro, 2002. Disponível em : http://www.scielo.br/pdf/abem/v46n1/a04v46n1.pdf Acesso em: 20 Setembro, 2008.
Grosso, J.L.; NEHME, M. Detecção e tratamento das complicações crónicas do diabetes melito: Consenso da Sociedade Brasileira de Diabetes e Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Ver. Ass. Méd. Brasil.v.45, n.3, p. 279-84, 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ramb/v45n3/1661.pdf Acesso em: 15 Setembro, 2008.
Gross, J. L.; et al. Diagnostico, classificação e avaliação do controle glicêmico. Arq. Bras. Endocrinol. metab. v. 46 n. 1 São Paulo fev. 2002.
Hohl, A.; BATHAZAR, A. P. S. Diabetes mellitus: Cetoacidose. Projecto Directrizes. Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina, 2005.Disponível em: http://www.projetodiretrizes.org.br/4_volume/05-Diabetescetoacitose.pdf Acesso em: 10 Novembro, 2008
Siqueira, A. F. A.; ALMEIDA-PITITTO, B.; FERREIRA, S. R.G.; Doença Cardiovascular no Diabetes Mellitus: Análise dos Factores de Risco Clássicos e NãoClássicos. Revista Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia. V.51.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.