GÊNERO, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: O ENSINO DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS FRENTE À QUESTÃO DE EXCLUSÃO DAS FILÓSOFAS BRASILEIRAS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Cicera Alindomaria Monteiro Silva
  • Vanderlei Antonio Bonatto

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1787

Palavras-chave:

Gênero, Filosofia, Educação

Resumo

O presente artigo “O lugar da mulher “filósofa” no ensino de Filosofia” é uma reflexão sobre os primórdios dos movimentos feministas na luta em torno da emancipação das mulheres filósofas que ainda não são reconhecidas enquanto seres pensantes. Nessa reflexão, priorizamos discutir a formação da mulher, frente às questões de gênero, desde os primórdios antigos até a contemporaneidade, a fim de diagnosticar como esses estudos podem contribuir para o resgate dos textos de autoria feminina na sala de aula, já que nos livros de Filosofia não existe nenhum texto escrito por mulheres filósofas, nem sequer elas são citadas. Busca-se, assim, uma melhor compreensão desses estudos em torno da mulher, a partir da primeira mulher filósofa que irá iniciar os estudos na área de gênero, a filósofa Edith Stein. Para tanto, na metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa de levantamento bibliográfico, devido à necessidade urgente de marcar os primeiros tateios da mulher nessa terra incógnita, marcada pelo preconceito e pelo machismo dos homens. Concluímos, através desse estudo, que dentre todas as possibilidades é possível repensar na proposta de resgatar essa história esquecida, pois ainda há um universo feminino a ser investigado, repleto de lutas e realizações, mas que se faz necessário provocar uma reflexão mais aprofundada sobre os escritos de autoria feminina na área da Filosofia.

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Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia –Universidade Luterana do Brasil –(ULBRA), Química –Faculdade Cidade João Pinheiro –(FCJP), Matemática –Centro Universitário Claretiano -(CLARETIANO), Geografia –Faculdade Mozarteum de São Paulo –(FAMOSP) e Física –Centro Universitário Faveni –(UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola –(UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos –(UFMT), Metodologia do Ensino em Química –(FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva –(IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica –(IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores –Universidad Europea del Atlántico -Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Cicera Alindomaria Monteiro Silva

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2013). É professora efetivada Prefeitura Municipal de Conceição -PB desde 2012 até os dias atuais. Graduada em Pedagogia para Formação Docente pela FAC. Especialista em Ensino de Matemática, pela Universidade Cândido Mendes, Especialista em Gestão Escolar, pela Faculdade João Calvino, pós graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade de Ciências Administrativas e de Tecnologia de Rondônia. Mestranda em Educação: Especialização em Formação de Professores pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México.

Vanderlei Antonio Bonatto

Graduado em Filosofia pela UNIFAI, Pedagogia pela UNINOVE. Superior Incompleto
em Teologia pela ITESP e mestrando em Educação pela UNINI – México.

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Publicado

10/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Alindomaria Monteiro Silva, C. ., & Bonatto, V. A. . (2022). GÊNERO, FILOSOFIA E EDUCAÇÃO: O ENSINO DE FILOSOFIA E OS DESAFIOS FRENTE À QUESTÃO DE EXCLUSÃO DAS FILÓSOFAS BRASILEIRAS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381787. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1787