AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Thais Aparecida Correa Alves
  • José Olímpio dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1790

Palavras-chave:

As tecnologias digitais

Resumo

Os avanços na tecnologia na última década e a exploração dessas mudanças pela mídia contribuíram para a mudança social em escala global. Estamos nos tornando mais conectados e dependentes dessas tecnologias de uma forma que nem existia algumas décadas atrás. O docente precisa estar sempre aberto às modificações relacionadas à educação e superação de paradigmas que existem no âmbito escolar, visando melhor desenvolvimento da criança e um ensino-aprendizagem eficiente. O cenário cada vez mais moderno e tecnológico exige que o profissional da educação esteja atualizado. Deste modo, para uma formação ideal para o docente, é essencial na construção de uma identidade profissional.  O computador é o mediador entre ações e pensamentos. Algumas vezes, ele pode ser utilizado de maneira inadequada no âmbito escolar, como por exemplo visita em sites não permitidos pelos professores, uso de outros softwares que fogem da realidade da educação e, isto deve ser observado, pois o computador escolar deve ser visto como ferramenta de aprendizagem. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar as tecnologias digitais de informação e comunicação na potencialização do ensino e aprendizagem de Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Thais Aparecida Correa Alves

Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Vovó Jandira

José Olímpio dos Santos

Escola Municipal Padre José Thomas de Aquino Menezes

Referências

ATLAS BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Brasil: AtlasBR, 2020. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/ranking. Acesso em 01 de julho de 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.

CÂNDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CHAUÍ, M. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.

COSTA, S. M. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.

FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. Ser professor, v. 5, 2004.

FARIAS, A. P. F. F.; et al. Impactos da Covid-19 na Saúde dos (as) Discentes do CUMB. Campus Universitário do Marajó – Breves. Breves: CUMB, 2020. Disponível em: http://campusbreves.ufpa.br/images/documentos_institucionais/Relatrio---Impactos-da-Covid-19-nasade-dosas-discentes-do-CUMB.pdf. Acessado em: 22 de out. 2021.

JORDÃO, T. C.. Formação de educadores: a formação do professor para a educação em um mundo digital. In: Tecnologias digitais na educação. MEC, 2009.

LOPES, C. M. L. et al. Usos de tecnologias e acesso à internet - discentes do CUMB. Campus universitário do Marajó – Breves. Breves: CUMB, 2020. Disponível em: http://campusbreves.ufpa.br/images/documentos_institucionais/02.-Relatrio-Usos-de-tecnologias-eacesso--Internet---Discentes-do-CUMB.pdf Acesso em 01 de julho de 2022.

PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. On the Horizon, NCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.

UFPAa. Universidade Federal do Pará. Nota oficial sobre suspensão de atividades acadêmicas e administrativas presenciais. Belém: GT Coronavírus UFPA, 2020. Disponível em: https://coronavirus.ufpa.br/not%C3%ADcias/ufpa-emite-nota-sobre-suspensao-de-atividades-academicas-e-administrativas Acesso em 01 de julho de 2022.

UFPAb. Universidade Federal do Pará. Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Belém: PROEG/UFPA, 2020. Disponível em: http://proeg.ufpa.br/images/Artigos/Normas/Resolucao_5294_2020_CONSEPEAprovaoEREnaUFPA.pdf Acesso em 01 de julho de 2022.

VIANA, M. A. P. Internet na Educação: Novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, L. P. L. Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004.

Publicado

12/08/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Aparecida Correa Alves, T. ., & Olímpio dos Santos, J. . (2022). AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381790. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1790