AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA POTENCIALIZAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1790Palavras-chave:
As tecnologias digitaisResumo
Os avanços na tecnologia na última década e a exploração dessas mudanças pela mídia contribuíram para a mudança social em escala global. Estamos nos tornando mais conectados e dependentes dessas tecnologias de uma forma que nem existia algumas décadas atrás. O docente precisa estar sempre aberto às modificações relacionadas à educação e superação de paradigmas que existem no âmbito escolar, visando melhor desenvolvimento da criança e um ensino-aprendizagem eficiente. O cenário cada vez mais moderno e tecnológico exige que o profissional da educação esteja atualizado. Deste modo, para uma formação ideal para o docente, é essencial na construção de uma identidade profissional. O computador é o mediador entre ações e pensamentos. Algumas vezes, ele pode ser utilizado de maneira inadequada no âmbito escolar, como por exemplo visita em sites não permitidos pelos professores, uso de outros softwares que fogem da realidade da educação e, isto deve ser observado, pois o computador escolar deve ser visto como ferramenta de aprendizagem. Diante do exposto, esta pesquisa visa apresentar as tecnologias digitais de informação e comunicação na potencialização do ensino e aprendizagem de Química.
Downloads
Referências
ATLAS BRASIL. Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Brasil: AtlasBR, 2020. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/ranking. Acesso em 01 de julho de 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000.
CÂNDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CHAUÍ, M. Cidadania cultural: o direito à cultura. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
COSTA, S. M. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
FARIA, E. T. O professor e as novas tecnologias. Ser professor, v. 5, 2004.
FARIAS, A. P. F. F.; et al. Impactos da Covid-19 na Saúde dos (as) Discentes do CUMB. Campus Universitário do Marajó – Breves. Breves: CUMB, 2020. Disponível em: http://campusbreves.ufpa.br/images/documentos_institucionais/Relatrio---Impactos-da-Covid-19-nasade-dosas-discentes-do-CUMB.pdf. Acessado em: 22 de out. 2021.
JORDÃO, T. C.. Formação de educadores: a formação do professor para a educação em um mundo digital. In: Tecnologias digitais na educação. MEC, 2009.
LOPES, C. M. L. et al. Usos de tecnologias e acesso à internet - discentes do CUMB. Campus universitário do Marajó – Breves. Breves: CUMB, 2020. Disponível em: http://campusbreves.ufpa.br/images/documentos_institucionais/02.-Relatrio-Usos-de-tecnologias-eacesso--Internet---Discentes-do-CUMB.pdf Acesso em 01 de julho de 2022.
PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. On the Horizon, NCB University Press, v. 9, n. 5, 2001.
UFPAa. Universidade Federal do Pará. Nota oficial sobre suspensão de atividades acadêmicas e administrativas presenciais. Belém: GT Coronavírus UFPA, 2020. Disponível em: https://coronavirus.ufpa.br/not%C3%ADcias/ufpa-emite-nota-sobre-suspensao-de-atividades-academicas-e-administrativas Acesso em 01 de julho de 2022.
UFPAb. Universidade Federal do Pará. Resolução n. 5.294, de 21 de agosto de 2020. Belém: PROEG/UFPA, 2020. Disponível em: http://proeg.ufpa.br/images/Artigos/Normas/Resolucao_5294_2020_CONSEPEAprovaoEREnaUFPA.pdf Acesso em 01 de julho de 2022.
VIANA, M. A. P. Internet na Educação: Novas formas de aprender, necessidades e competências no fazer pedagógico. In: MERCADO, L. P. L. Tendências na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.