ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1819

Palavras-chave:

Intervenção educativa

Resumo

Objetivo: identificar as estratégias citadas sobre promoção em saúde para adolescente com síndrome de Down. Método: Foi realizada revisão integrativa da literatura, mediante consulta nas bases eletrônicas MEDLINE, PubMed, Scopus, Web of Science, SciELO, LILACS e Science Direct. Os Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Headings, selecionados foram Intervenção Educativa/Educational Intervention/ Intervencion Educativa; Adolescente/Adolescent/Adolescente; Síndrome de Down/Down Syndrome/Síndrome de Down, aliado a operadores booelaños AND e OR. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 10 anos, nos idiomas português, inglês e espanhol. Foram excluídas duplicatas e aqueles que não atenderam à pergunta de pesquisa. Resultados: A amostra resultou em sete artigos. Dentre estes, seis eram publicações internacionais, pertencentes aos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha e Austrália. O tema principal enfocado foi estilo de vida saudável. Considerações finais: Os pesquisadores apontam lacuna do conhecimento científico voltado para pessoa com síndrome de Down, sendo necessário a inclusão de estratégias eficazes de educação e promoção da saúde para este público.

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Biografias Autor

Maria da Conceicao Alves Silva

Assistente Social. Especialista em Gestão em Políticas Públicas e Educação à distância. Mestre em Gestão em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE

Helena Alves de Carvalho Sampaio

Nutricionista. Mestre em Educação. Doutora em Farmacologia. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Dayze Djanira Furtado de Galiza

Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva. Doutoranda em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Lissidna Almeida Cabral

Nutricionista. Especialista em Nutrição Clínica. Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Saúde Coletiva. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

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Publicado

19/08/2022

Como Citar

Silva, M. da C. A., Sampaio, H. A. de C., Galiza, D. D. F. de, & Cabral, L. A. (2022). ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(8), e381819. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1819