A EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS: A ANÁLISE DA NARRATIVA DE UM DIRETOR DE ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i8.1832Palavras-chave:
COVID-19; Diretor de Escola; EAD; Razão Instrumental.Resumo
O objetivo deste texto foi analisar a narrativa de um diretor de escola diante da pandemia do Sars-Covid-19. Como coleta de dados, adotou-se um questionário semiestruturado e como referencial teórico o conceito de Razão Instrumental, desenvolvido por Adorno e Horkheimer em meados do século XX. Pôde-se observar que os pressupostos que nortearam a educação a distância (EAD) - que foi realizada por quase todos os entes da federação: quer seja, do âmbito federal; estadual e municipal - representaram um engodo, ou seja, uma cilada, em cujo cerne estava a razão instrumental. Uma razão cujos fins são irracionais. Dialeticamente, os professores, que, mesmo sendo semiformados pelo sistema, representaram a luta e o apreço por uma educação a cada dia melhor. Neste sentido, eles foram fundamentais para mitigar e dirimir ainda mais as sequelas deste processo crítico, ou seja, a pandemia do COVID-19 a que todos estivemos imersos.
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