O USO DO BARALHO PARA UMA APRENDIZAGEM SOBRE NÚMEROS RACIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1893

Palavras-chave:

Aprendizagem matemática

Resumo

No presente artigo usamos o baralho como o objetivo de analisar como esse jogo pode subsidiar na aprendizagem da disciplina de Matemática, mais especificamente, na aprendizagem dos números racionais, suas possíveis representações e operações, no ensino fundamental. Para uma maior compreensão do Ensino de Matemática e da utilização de jogos educativos, foi realizada inicialmente uma pesquisa documental analisando as propostas contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e, em um segundo momento, uma pesquisa bibliográfica, tomando por base teóricos tais como Piaget. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Professor José Rodrigues Filho, localizada no município de Lagoa da Canoa/AL, com uma turma de alunos do 9º ano do ensino fundamental. Por fim, concluiu-se que o uso do baralho pode ser uma excelente opção como recurso na aprendizagem, em especial na aprendizagem Matemática. Pode-se perceber que os alunos gostaram do jogo e participaram, tendo assim uma boa discussão sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Deivid Santos de Almeida

Licenciado em Matemática e mestre em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e doutorando em Matemática através do Programa de Doutorado em Matemática em Associação entre as Universidades Federais de Alagoas e da Bahia (UFAL/UFBA).

Matheus Melo Lima

Mestre em Ensino de Física. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Sobral

Maria Madalena de Queiroz Alves

Graduanda do 8º período do curso de Ciência da Computação (IFCE) e possuo Curso Técnico em Redes de Computadores - E.E.E.P. Isaías Gonçalves Damasceno. Participei de projetos de empreendedorismo sendo bolsista do Programa Cluster Econômicos de Inovação 

Kennedy Almeida Sampaio Vieira

Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino da matemática: Uma prática possível. Campinas, SP: Papirus, 2001.

RIZZO, Gilda. Jogos Inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. 4ª ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil,2010.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens

qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

GUZMÁN, M. de. Aventuras Matemáticas. Barcelona:Labor,1986.

VASCONCELLOS, Celso S. Planejamento: Projeto de Ensino - Aprendizagem e projeto Politico Pedagógico. 9 ed. São Paulo: Libertad. 2000.

Publicado

15/09/2022

Como Citar

Santos de Almeida, D., Melo Lima, M. ., Queiroz Alves, M. M. de, & Almeida Sampaio Vieira, K. . (2022). O USO DO BARALHO PARA UMA APRENDIZAGEM SOBRE NÚMEROS RACIONAIS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391893. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1893