PROPOSTA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS DE FIM DE CURSO
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1913Palavras-chave:
Trabalho de fim de cursoResumo
Este artigo intitulado “proposta de avaliação de trabalhos de fim de curso, nasceu da necessidade de responder a um problema que se tem constatado em várias Instituições de Ensino Superior – IES, e é produto de experiência do autor, enquanto participante activo do processo de Trabalhos de Fim de Curso – TFC nas referidas instituições. Todavia, a selecção deste problema é também consequência da necessidade de se criar modelos de avaliação dos respectivos trabalhos. Relativamente aos objectivos, traçou os seguintes: geral – Contribuir para a melhoria de avaliação dos TFC nas IES; e específicos – Caracterizar os fundamentos teóricos que sustentam os modelos de avaliação dos TFC nas IES; analisar o modelo de avaliação dos TFC no Instituto Superior Politécnico Intercontinental de Luanda – ISPIL; contribuir para o aperfeiçoamento do modelo de avaliação dos TFC na instituição referida no objectivo anterior. Quanto à metodologia, aplicou-se os métodos, o paradigma, o tipo, a amostra e o instrumento de pesquisa que possibilitaram a consecução dos objectivos. Contudo, terminada a pesquisa, os resultados foram os seguintes: a Coordenação de Gestão e Administração do ISPIL não possui nenhuma Comissão Científica – CC que se dedica no acompanhamento do processo dos TFC; fraco conhecimento dos docentes sobre os procedimentos de entrega de títulos/temas e pré-projectos de investigação; e, portanto, os docentes não utilizam modelos que estabelecem os critérios de avaliação dos TFC e a respectiva escala de avaliação.
Downloads
Referências
Aires, L. (2015). Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional. Obtido em 14 de junho de 2021, de https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2028/4/Paradigma_Qualitativo%20%281%c2%aa%20edi%c3%a7%c3%a3o_atualizada%29.pdf
Alves, M. da P. (2009). Avaliação e qualidades das organizações. Lisboa: Escolar Editora.
Ayza, M. R., Rodríguez, M. F., Dubreuil, G. E., & Cebrián, M. D. M. (s.d.). La avaluación de competências transversales, 8(1), pp. 74-100. Obtido em 02 de outubro de 2021, de https://polipapers.upv.es/index.php/REDU/article/view/6218
Braga, H. M. C. B. (2015). Metodologia do Trabalho Científico. Procedimentos básicos de investigação, elaboração de trabalhos acadêmicos e publicações científicas.
Canhici, M. H., Leite, C., & Fernandes, P. (2017). O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda. Obtido em 13 de junho de 2021, de https://core.ac.uk/download/pdf/235126047.pdf
Decreto Presidencial nº 193/18 (2018). Normas curriculares gerais do subsistema de ensino superior. Diário da República, I Série Nº 119 (10-08-2018).
Dias, O. (2010). Planos de investigação. Avançando passo a passo.
Dicionário Online de Português (s/d). Significado de proposta. Obtido em 21 de abril de 2021, de https://www.dicio.com.br/proposta/
Instituto Federal Paraíba Campus João Pessoa (s/d). Coordenação do Curso de Tecnologia e Gestão Ambiental – Orientações gerais para avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso. Obtido em 05 de outubro de 2021, de https://estudante.ifpb.edu.br/media/cursos/20/documentos/Orienta%C3%A7%C3%B5es_gerais_e_fichas.pdf
Martín, M. T. (2014). O trabalho de fim de curso enquanto avaliador e avaliado em competências com recurso a ficha de avaliação. Em M. E. Mejías, Experiências de docência no ensino superior (1ª ed.). Porto: Media XXI. Obtido em 12 de junho de 2021, de https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/45277309/3._Experiencias_de_Docencia_no_ensino_superior_-_paginacao_final_1.pdf?1462197543=&response-content-disposition=inline%3B+filename%3DExperiencias_de_Docencia_no_Ensino_Super.pdf&Expires=1623541045&Signature=P
Nobre, P. R. B. (s.d). Contributos da avaliação para o processo de construção e desenvolvimento do projecto curricular de Escola (Dissertação de Mestrado).
Priego, M. J., Moraleda, L. F., Guerrero, C. V., & Guerrero, T. V. (2012). Análisis del proceso de evaluación del Trabajo Fin de Grado en las nuevas titulaciones(3), pp. 5-21. Obtido em 5 de 10 de 2021, de https://hdl.handle.net/11441/91678
Ramos, S. T. C. & Naranjo, E. S. (2014). Metodologia da investigação científica. Lobito: Escolar Editora.
Rodríguez, I. R. (2011). ¿Cómo afrontar el trabajo fin de grado? Un problema o una oportunidad para culminar con el desarrollo de las competencias. 22(2), pp. 179-193. doi:http://dx.doi.org/10.5209/rev_RCED.2011.v22.n2.38488
Universidade José Eduardo dos Santos. Regulamento dos Trabalhos de Fim de Curso de Licenciatura. Obtido em 11 de setembro de 2021, de https://ujes.co.ao/downloads/Regulamento_dos_trabalhos_de_fim_de_curso.pdf
Universidade Katyavala Bwila (2017). Regulamentos dos Trabalhos de Fim de Curso. Obtido em 11 de setembro de 2021, de http://iscedbenguela.org/wp-content/uploads/2017/02/RTFC-CODIFICADO.pdf
Yamanari, T. T. & Moraes, D. A. F. de. (2013). O papel do TCC na formação de estudantes universitários. Obtido em 30 de Abril de 2021, de http://www.uel.br/eventos/jornadadidatica/pages/arquivos/II%20Jornada%20de%20Didatica%20e%20I%20Seminario%20de%20Pesquisa%20do%20CEMAD%20-%20Docencia%20na%20educacao%20Superior%20caminhos%20para%20uma%20praxis%20transformadora/O%20PAPEL%20DO%20TCC%20NA%20FORMACAO%20DE%20ESTUDANTES%20UNIVERSITARIOS.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.