POTENCIALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19: USO DO CELULAR PARA FINS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1940Palavras-chave:
Potencialização das tecnologias da informaçãoResumo
O presente artigo tem como finalidade propor uma reflexão na perspectiva de incitar a atenção sobre a intensificação e o reconhecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) a partir do advento da pandemia da COVID/19, quando da consagração dos recursos remotos o celular passa a ser o protagonista de maior acesso neste contexto. Importante destacar que mesmo os opostos ao uso de ferramentas tecnológicas foram seduzidos ou submetidos à sua utilização. Para tanto, utilizou-se estudo bibliográfico permeado por observações do cotidiano educacional nas escolas. Esse estudo teve como resultado a ratificação da importância das TIC em todas as esferas educacionais, em especial o celular, as vezes sendo ou não o único elo entre elas, principalmente no período pandêmico. Destaca-se que a educação vem aos poucos absorvendo ou se submetendo a todos esses novos recursos com o passar do tempo. Existem dificuldades a serem superadas que ficaram explícitas no período pandêmico, porém, este é um caminho irreversível. As dificuldades estão sendo superadas, com vistas à melhoria do recurso na educação.
Downloads
Referências
FOINA, Paulo Rogério. Tecnologia de informação: planejamento e gestão. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2013.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 2019.
GRANDISOLI, Edson; JACOBI, Pedro Roberto; Marchini, Silvio. Educação e pandemia: desafios e perspectivas. Jornal da USP. São Paulo, 12 agosto de 2020. Disponível em https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-pandemia-desafios-e-perspectivas/, acesso em: 01/10/2021.
LEITE, Lígia S. (Coord.). Tecnologia educacional. Descubra suas possibilidades em sala de aula. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do Ensino Científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos/Eva maria Lakatos, Marina de Andrade Marconi. – 5ª ed. – São Paulo: Atlas, 2001.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentosde metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos e apresentação. 2. Ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2014. Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação, (Cetic.br). Pesquisa o uso de celular por alunos para a realização de atividades escolares. Disponível em:<http://cetic.br/noticia/cetic-br-pesquisa-o-uso-de-celular-por- alunos-para-a-realizacao-de-atividades-escolares/>. Acesso em: 14 de setembro de 2017. GLOBO.COM, 52% das instituições de educação básica usam celular em atividades escolares, aponta estudo da Cetic. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/52- das-instituicoes-de-educacao-basica-usam-celular-em-atividades-escolares-aponta-estudo-da- cetic.ghtml>. Acesso em: 15 de agosto de 2017. 2009.
ROSAS, Hugo. Educação brasileira na pandemia. Grupo Futura. São Paulo, 22 de março de 2021. Disponível em https://www.futura.org.br/educacao-brasileira-na-pandemia-em-2020-e- os-desafios-de-2021/, acesso em 01/10/2021
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.
MELO, D. T., TICs na educação: Um estudo de caso. Mococa-SP: Ed. Do Autor, 2013.
MERCADO, Luis Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: Reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002.
OLIVEIRA, Aristóteles Silva. Inclusão Digital. IN: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Experiências com tecnologias de informação e comunicação na educação. Maceió: EDUFAL, 2006.
TRUJILLO FERRARI, Alfonso. Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Mcgraw-hill, 1974.
SARAIVA Educação. Texto: O que são, para que servem e como aplicar as TICs na educação. Disponível em: https://blog.saraivaeducacao.com.br/tics-na-educacao. Acesso em 01/10/2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Categorias
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Os direitos autorais dos artigos/resenhas/TCCs publicados pertecem à revista RECIMA21, e seguem o padrão Creative Commons (CC BY 4.0), permitindo a cópia ou reprodução, desde que cite a fonte e respeite os direitos dos autores e contenham menção aos mesmos nos créditos. Toda e qualquer obra publicada na revista, seu conteúdo é de responsabilidade dos autores, cabendo a RECIMA21 apenas ser o veículo de divulgação, seguindo os padrões nacionais e internacionais de publicação.