POTENCIALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19: USO DO CELULAR PARA FINS EDUCACIONAIS

Autores

  • Ueudison Alves Guimarães
  • Ivaney Vieira Pondé
  • Evelyn de Queiroz Souza

DOI:

https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1940

Palavras-chave:

Potencialização das tecnologias da informação

Resumo

O presente artigo tem como finalidade propor uma reflexão na perspectiva de incitar a atenção sobre a intensificação e o reconhecimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) a partir do advento da pandemia da COVID/19, quando da consagração dos recursos remotos o celular passa a ser o protagonista de maior acesso neste contexto. Importante      destacar que mesmo os opostos ao uso de ferramentas tecnológicas foram seduzidos ou submetidos à sua utilização. Para tanto, utilizou-se estudo bibliográfico permeado por observações do cotidiano educacional nas escolas. Esse estudo teve como resultado a ratificação da importância das TIC em todas as esferas educacionais, em especial o celular, as vezes sendo ou não o único elo entre elas, principalmente no período pandêmico. Destaca-se que a educação vem aos poucos absorvendo ou se submetendo a todos esses novos recursos com o passar do tempo. Existem dificuldades a serem superadas que ficaram explícitas no período pandêmico, porém, este é um caminho irreversível. As dificuldades estão sendo superadas, com vistas à melhoria do recurso na educação.

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Biografias Autor

Ueudison Alves Guimarães

Pedagogia – Universidade Luterana do Brasil – (ULBRA), Química – Faculdade Cidade João Pinheiro – (FCJP), Matemática – Centro Universitário Claretiano - (CLARETIANO), Geografia – Faculdade Mozarteum de São Paulo – (FAMOSP) e Física – Centro Universitário Faveni – (UNIFAVENI); Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – (UFMT), Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto da Educação de Jovens e Adultos – (UFMT), Metodologia do Ensino em Química – (FIJ-RJ), Libras e Educação Inclusiva – (IFMT) e Docência para a Educação Profissional e Tecnológica – (IFES); Mestrando em Educação: Especialização em Formação de Professores – Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA), Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação (Must University) e Mestrando Nacional Profissional em Ensino de Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Ivaney Vieira Pondé

Graduada em Pedagogia e mestranda em Educação - Formação dos Professores pela UNINI- Porto Rico.

Evelyn de Queiroz Souza

Graduada em Pedagogia e mestranda em Educação - Formação de Professores pela UNiversidad Europeia del Atlántico - Espanha.

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Publicado

29/09/2022

Como Citar

Alves Guimarães, U., Vieira Pondé, I. ., & de Queiroz Souza , E. . (2022). POTENCIALIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19: USO DO CELULAR PARA FINS EDUCACIONAIS. RECIMA21 -Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218, 3(9), e391940. https://doi.org/10.47820/recima21.v3i9.1940